icon-plus
Lolo - Sem título (Foto: Divulgação)
Postado em 08/09/2016 - 1:00
Concretistas de Cuba ganham exposição
Dan Galeria abre mostra Ilha Concreta, reunindo pela primeira vez no Brasil 48 obras de 11 mestres do concretismo cubano

Os momentos de abertura política trazem ao mundo novas possibilidades de diálogo e conhecimento. Foi assim com o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim, que permitiu a dois mundos distintos estabelecerem contato com suas culturas. E assim é, agora, com a abertura de Cuba para o mundo, como o público poderá ver na Dan Galeria a mostra Ilha Concretra, que reúne, pela primeira vez no Brasil, 48 obras de 11 mestres do concretismo cubano. Com curadoria de Osbel Suarez, que foi curador do Reina Sofia, a mostra conta também com o livro Ilha Concreta, narrando a trajetória do movimento artístico em Cuba e dos artistas que dele participaram, muito dos quais presentes nas sete primeiras bienais de arte de São Paulo.

Influenciados pela experiência do concretismo europeu e sul-americano, o movimento artístico na ilha, marcado pela pureza das formas e pela exatidão do contorno, teve origem nos anos 1950 e nasceu como reflexo de um mundo caótico – ali especificamente sufocado pelo governo ditatorial de Fulgêncio Batista Zaldívar, posteriormente deposto pela Revolução Cubana, em 1959.

Serviço
Ilha Concreta
Dan Galeria
Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista, São Paulo
Até 15/10
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 10h às 13h
Tel.: (11) 3083 4600