O primeiro prêmio do 10º Salão dos Artistas Sem Galeria, no valor de R$ 2 mil, é da uruguaia Stella Margarita. Com uma produção voltada para a pintura, a artista trabalha desde 2010 no Rio de Janeiro, onde estudou na EAV Parque Lage. No segundo e terceiro lugar, houve um empate entre o baiano André Souza e o paulistano Edu Silva, que ganharam R$1.250 cada. Formado em arquitetura e urbanismo, Souza usa a fotografia para investigar elementos arquitetônicos como manifestações físicas da vontade humana. Já Silva foca na pintura abstrata para criar reflexões sobre mestiçagem.

À esq., Estudo Sobre Mestiçagem 083 (2018), de Edu Silva. À dir., A Cruz (2013), fotografia de André Souza (Fotos: Reprodução)
Os três artistas participam de exposições coletivas simultâneas nas galerias Sancovsky e Zipper, em São Paulo, até 23 de fevereiro, junto de outros sete finalistas. Logo após, as obras seguem para o espaço mineiro Orlando Lemos Galeria entre 16/3 e 18/4. Promovida pelo Mapa Das Artes, a 10 ª edição do salão recebeu 299 inscrições de 13 Estados.