Cultura, arte e fotografia em discussão na ECA-USP

Mariel Zasso

Publicado em: 09/10/2012

Categoria: Da Hora, intervenções e projetos

Grupo de estudos da ECA/USP promove VII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: o permanente, o volátil

Tomas_ezequiel

Legenda: O professor argentino Tomás Ezequiel Bondone é um dos destaques do seminário. (Imagem: La Voz)

De 5 a 9 de novembro, o Grupo de Estudos Arte e Fotografia, do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, promove mais uma edição do encontro que desde 2006 traz suas reflexões cotidianas a público. Produção, historiografia e crítica são os temas que guiam as discussões no seminário, que reúne pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.

Combinando conferências de renomados autores brasileiros e da América Latina, depoimentos de artistas e comentários críticos sobre as obras apresentadas – além de comunicações de pesquisas desenvolvidas recentemente – o encontro oferece aos interessados uma programação diversificada. Destaque para os pesquisadores latinoamericanos Ibis Abascal, do Centro Wifredo Lam (Cuba) e uma das curadoras da Bienal de Havana em 2010, e Tomás Ezequiel Bondone, professor de História da Arte na Escola Superior de Belas Artes Dr. José Figueroa Alcorta, em Córdoba, na Argentina. 

Bondone propõe uma investigação da arte como fonte documental, a partir de reflexões sobre os processos culturais e sociais nos quais estavam inseridas as pinturas realizadas pelos artistas de origem italiana Honorio Mossi (1861 – 1943) e Carlos Camilloni (1882 – 1950), representando Córdoba. Abascal, a partir de sua experiência como curadora, vai  questionar a pertinência do Salão e da Bienal como modelos de exposição indicadores da produção artística contemporânea.

O evento também contará com sessões de depoimentos dos artistas Mauro Restiffe e Emmanuel Nassar, seguidos de comentários críticos de Heloísa Espada e Tadeu Chiarelli, respectivamente.

Confira a programação completa.

Saiba mais:

VII Seminário Arte, Cultura e Fotografia: o permanente, o volátil


05 a 09 de novembro, das 15h30 às 20hs
Auditório do Museu de Arte Contemporânea da USP – Cidade Universitária
Inscrições: de 22 de outubro a 01 de novembro

Taxa de inscrição: R$20,00 por dia. Vagas Limitadas.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.