Curadoria de confrontos

Galeria Raquel Arnaud apresenta exposição RAID-8, com curadoria colaborativa e artistas internacionais

Felipe Stoffa

Publicado em: 17/08/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Geórgia Kyriakakis - da série Extremo Norte no Sul (Foto: Marcio Fischer)

Não é novidade que muitos artistas contemporâneos estão cada vez mais expandindo suas práticas, alguns ocupando cargos administrativos em instituições, assinando curadorias, produzindo pesquisas relevantes no campo acadêmico, entre tantos outros ofícios. Essa é a premissa que norteia a exposição RAID-8, na Galeria Raquel Arnaud, organizada com auxílio de Jacopo Crivelli Visconti, curador que acompanhou o processo de produção da exposição, mas não assume sozinho o projeto.

Carlos Nunes - Laranja (Foto: Divulgação)

Carlos Nunes – Laranja (Foto: Divulgação)

“O acrônimo RAID (Redundant Array of Independent Disks, ou Conjunto Redundante de Discos Independentes) descreve um sistema de armazenamento de dados composto por vários discos que se integram e permitem, em razão das diferentes formas de se combinarem e arranjarem, diminuir substancialmente o risco de perda de informações, ou aumentar a performance, a capacidade e a velocidade de processamentos de dados”, diz o texto que abre a exposição, assinado por Visconti. E é a partir da analogia derivada da informática que Carla Chaim, Carlos Nunes, Ding Musa e Geórgia Kyriakakis, artistas representados pela galeria, convidaram os artistas Takashi Kuribayashi, do Japão; Raúl Días Reyes e Iñaki Domingo, da Espanha; e Tiago Mestre, português residente no Brasil, a integrar a exposição.

O critério de seleção dos artistas estrangeiros não acompanhou uma temática específica, mas partiu de relações de afinidade, semelhanças poéticas ou, até mesmo, de embates que podem ser gerados pelo contato entre as obras. Logo convidados, Kuribayashi, Reyes, Domingo e Mestre realizaram uma residência que antecedeu a exposição para produzirem as obras que agora são apresentadas na galeria. E é assim que a mostra alcança um diálogo potente, com a proposta de transformar o próprio formato do espaço expositivo, como confirma Visconti: “Raid 8 insere-se numa genealogia de exposições organizadas por artistas no Brasil e no mundo ao longo das últimas décadas”.

Trabalho de Tiago Mestre (Foto: Divulgação)

Trabalho de Tiago Mestre (Foto: Divulgação)

Serviço
RAID-8
Galeria Raquel Arnaud
Rua Fidalga, 124, Vila Madalena, São Paulo
De 18/8 até 1/10
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 12h às 16h
Tel.: (11) 3083 6322

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.