Da cultura da página à cultura dos dados

Juliana Monachesi

Publicado em: 17/05/2012

Categoria: Da Hora, design

Em palestra no Centro Universitário Maria Antonia, Giselle Beiguelman aborda transformações na arquitetura de informação e no design visual

Gb01

Legenda: Detalhe da obra de net art O Livro depois do Livro (1999), de Giselle Beiguelman

Dispositivos de acesso à internet, novas tecnologias interativas e recursos web 2.0 se disseminam e popularizam em velocidade recorde, o que desafia o designer a recriar os formatos estabelecidos de arquitetura da informação e de programação visual. Este desafio é o tema da palestra que Giselle Beiguelman realiza no dia 21 de maio às 19h30 no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo.

A midiartista e professora da FAU-USP, que também é editora-chefe da revista seLecT, reflete sobre a migração da cultura da página para a cultura dos dados e sobre as formas de dialogar com o usuário que surgem a partir das inovações mencionadas, problematizando a “ditadura dos templates” (modelos prontos) e os limites que esta impõe ao imaginário.

A palestra Design em Meios Digitais: Da Cultura da Página à Cultura dos Dados, de Giselle Beiguelman, integra o projeto Design Gráfico Hoje: Depoimentos e Temas Correlatos, série de palestras mensais organizada pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP. A proposta da instituição tem como objetivo principal discutir a inserção do design gráfico no mundo atual, como profissão, como projeto ético, como possibilidade educacional, como visão de um futuro viável para todos, entre outros aspectos.

Giselle Beiguelman é autora, junto com Jorge La Ferla, de Nomadismos Tecnológicos (2011), publicado pela editora Senac. Foi professora de pós-graduação em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (2001 a 2010), curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e diretora artística do Instituto Sergio Motta (2008-2010). Tem várias obras premiadas, como O Livro depois do Livro (1999) e Fast/Slow_Scapes (2007).

Design em meio digitais: da cultura da página à cultura dos dados

Quando: 21 de maio, segunda-feira, 19h30
Onde: Salão Nobre, no 3° andar do Centro Universitário Maria Antonia (tel. 0/xx/11/3123-5201)
Quanto: entrada franca, distribuição de senhas 30 minutos antes
Link-se: mariantonia

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.