Da favela para o mundo

Promovida pela GatoMÍDIA, residência tem inscrições abertas para moradores das comunidades cariocas

Luciana Pareja Norbiato
Thamyra Thâmara, organizadora do coletivo GatoMÍDIA

Se alguém tem dúvida de que a internet e as novas mídias estão dando voz e projeção à população da periferia, basta conferir ações como o projeto GatoMÍDIA. Organizado por Thamyra Thâmara, moradora do Complexo do Alemão, a iniciativa busca capacitar os jovens da favela para serem agentes da mudança urbana não só no âmbito das comunidades, mas também do asfalto, por meio da circulação de informação, fotografia e criatividade no meio digital.

A mais nova iniciativa atende pelo nome de Favelado 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro, uma residência em mídias digitais voltada para vinte jovens entre 14 e 29 anos, moradores de qualquer favela carioca, que será realizada nas tardes do mês de março. As inscrições estão abertas até 22/2 e podem ser feitas online. Além de garantir a presença na programação, a atividade oferece ajuda de custo de R$ 500 para cada participante.

Durante o processo, os selecionados participarão de rodas de convivência sobre Fotografia 2.0, Roteiro para Programa no Youtube, Construção de Texto Criativo, Ativismo na Web, Cobertura Colaborativa, Social Mídia, Criatividade 2.0, Fanzine 2.0, Hackeando o Facebook, Elaboração de Projetos e Empreendimento de Ideias, além de produzir um documentário sobre jovens inovadores do Brasil pela perspectiva da favela como um território fértil e inovador capaz de produzir soluções criativas para os problemas da cidade.

O quadro de palestrantes também é índice da articulação coesa da favela e de seus agentes na atualidade. Todos vêm das comunidades cariocas e são expoentes em suas áreas de atuação. São nomes como João Lima, jornalista e fotodocumentarista; Mayara Donaria, Conselheira da Juventude do Rio de Janeiro; Marcelo Magano, ator e comediante; Raull Santiago, mídia-ativista e integrante do Coletivo Papo Reto; Daiene Mendes, criadora do FaveLê; Luis Henrique, fotógrafo e integrante do Foto Clube Alemão; Thainã Medeiros, Meu Rio e Coletivo Papo Reto; Enderson Araujo, criador do coletivo Mídia Periférica e membro do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC); Carla Siccos, editora do jornal virtual CDD Acontece; Ana Cipriano, criadora do PPG Informativo – Jornal Virtual do Pavão Pavãozinho e Cantagalo; e Lucas Pelegrineti, design e animador. Completa o time a própria organizadora, Thamyra Thâmara.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.