Das ruas para a tela do computador

Publicado em: 17/08/2011

Categoria: audiovisual, Da Hora

Streaming Museum, museu que pode ser acessado via internet, exibe documentário sobre a cultura dos Stickers

Nina Gazire

O Streaming Museum é um projeto coordenado pela curadora Nina Colossi que, desde 2008, vem apresentando exposições multimídia no ambiente on-line. Para isso a plataforma utliza a internet como espaço expositivo exibindo vídeos, imagens e produções ao vivo em parceria com centros culturais e diferentes instituições ao redor do mundo. Atualmente, o destaque da programação do museu é o vídeo- documentário STICKERS: From Punk Rock to Contemporary Art que apresenta a hitstória de adesivos espalhados pelas ruas do mundo por por mais de 1600 artistas diferentes. Outro destaque do vídeo está na trilha sonora feita com a música de grandes nomes do rock como Radiohead e The White Stripes.

O documentário é resultado da pesquisa publicada no livro homônimo escrito por DB Burkeman e LoCascio Monica. Estes autores realizaram uma documentação detalhada da cultura dos Stickers (adesivos), suporte comumente usado por grafiteiros e outros artistas de rua. A temática dos stickers engloba diferentes temas, incluindo uma forte referência aos ícones cultura pop, principalmente os da música. 

A curadoria tem como partida o ano de 1966,  a partir da etiqueta Banana produzida por Andy Warhol para o Velvet Underground, passando, posteriormente, pela cultura do skate californiano, pelo punk rock, hip hop, graffiti e ativismo sociopolítico. O projeto durou três anos, tendo como referência a catalogação de Stickers vinda das coleções pessoais dos autores. O livro STICKERS: From Punk Rock to Contemporary Art pode ser encontrado no Brasil e a coleção de adesivos também pode ser visitada por meio de um arquivo on-line disponível em http://www.stuckuppieceofcrap.com

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.