Debate expandido

Gustavo Fioratti e Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 19/03/2015

Categoria: Da Hora, intervenções e projetos

Luciana Brito Galeria serviu de ponto de encontro para bate-papo sobre o projeto Galeria Expandida, que ganhou nova etapa na revista seLecT 22 – curadores (fev/mar)

Captura De Tela 2015-03-19 Às 18.18.15

Legenda: A diretora de redação de seLecT, Paula Alzugaray, e Christine Mello, organizadora do galeria expandida, se preparam para o começo do bate-papo que aconteceu nesta quarta, 18/3

Em quantas interfaces uma obra pode ser apresentada? Partindo dessa questão, Christine Mello começou em 2010 o projeto galeria expandida, que buscava tensionar os limites da exibição de obras de natureza efêmera e midiática. Se o ponto de partida foi a exposição realizada em 2010 na Luciana Brito Galeria, com os registros de obras que aconteceram de fato alhures, o ponto final, ao menos por enquanto, foi o debate realizado na noite desta quarta-feira, 18 de março de 2015, cinco anos depois de seu marco inicial.

No encontro, a revista seLecT teve papel de protagonista junto ao projeto: foi na edição que se encontra atualmente nas bancas, a de número 22 (fev/mar de 2015), que o galeria expandida ganhou um novo capítulo por meio da inserção de obras com a mesma natureza das exibidas na mostra inaugural, dessa vez rearticuladas para o formato da publicação. Se na versão em papel as obras eram estáticas e traziam um estranhamento instigante ao espectador, na versão tablet da revista ganhavam som e movimento, ganhando mais camadas.

“Dá até vontade de retomar o projeto”, declarou Christine Mello. De fato, em clima de conversa entre amigos, o encontro que problematizou a dificuldade que as novas mídias ainda encontram na hora de serem expostas, comercializadas e incluídas em coleções de grandes instituições trouxe uma aura de nostalgia frente a experiências que fizeram parte dessa história. Lucas Bambozzi, que integrou a exposição de 2010, esteve presente e deu seu depoimento.

A conversa teve frases e imagens pinçadas ao vivo pela reportagem de seLecT. Dessa forma, a revista também promove a expansão do debate em suas mídias sociais – Facebook, Instagram (@revistaselect), Flickr e Twitter. Entre nos links e confira pela #galeriaexpandida.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.