icon-plus
Postado em 06/02/2012 - 9:53
Decola mais uma Campus Party Brasil
Mariel Zasso

Começa hoje a edição brasileira de um dos maiores eventos de tecnologia e internet do mundo

Cpbr5

Legenda: Os primeiros “campuseiros” já instalados na Arena. (Foto: Paco Ragageles/Twitter)

Começou hoje a quinta edição da Campus Party Brasil. Com edições anuais na Colômbia, México e Equador, além de novas edições no Peru e EUA, o evento criado na Espanha em 1997 se consolida no Brasil.

Em sua quinta edição, a Campus Party funciona como ponto de encontro das mais diversas comunidades em rede do país, que aproveitam a data para se encontrar presencialmente, compartilhar conhecimentos e produzir novidades.

São mais de sete mil “campuseiros”, a maioria jovens entre 18 e 30 anos. Amantes da tecnologia e da comunicação em rede, eles chegam com suas malas e computadores ao Centro de Eventos Anhembi, onde ficarão acampados durante uma semana aproveitando a ultra-velocidade da internet e uma agenda de conteúdos que conta com mais de 500 horas de palestras e oficinas em diversas áreas temáticas.

Até o dia 12 de fevereiro, os campuseiros participam livremente das atividades que escolherem, entre campeonatos de games, debates sobre mídias sociais, oficinas de robótica, software livre, música, artes digitais, e os novos usos e possibilidades que a internet proporciona a cada área – embora alguns prefiram se dedicar exclusivamente aos downloads, fazendo um “estoque digital” de filmes, músicas, livros e jogos para o ano inteiro.

Campus_de_cima

Legenda: Vista da Arena (Foto: Paco Ragageles/Twitter)

Criatividade e Artes Digitais

São quatro “zonas” de conteúdos, e é sob a temática geral de “Cultura Digital” que se inserem conteúdos de Música, Mídias Sociais e Artes Digitais. As curadorias são de Interney, expert em mídias sociais e primeiro empresário do ramo de blogs no Brasil, Bob Wollheim, fundador da Sixpix Content e Bia Granja, editora do festival youPIX (Mídias Sociais); Ana Laura e Lalai, da Remix Social Ideais (Música); e do Instituto Sérgio Motta (Artes Digitais).

Entre os destaques da programação, uma oficina de VideoRemix com a banda Móveis Coloniais de Acaju, uma palestra sobre Arte Generativa, com Vera Biguetti, e Martha Gabriel falando sobre Cibridismo e o Fim do Mundo Offline, além de keynotes internacionais como Michio Kaku, o “físico do impossível”, Kul Wadhwa, diretor da Wikimedia Foundation, e Julien Fourgeaud, responsável pelo sucesso do jogo Angry Birds, aplicativo de entretenimento de maior sucesso em 2010.

Zona Expo – um espaço aberto ao público

Os sete mil ingressos para a Arena – onde acontecem as palestras e é possível se conectar à rede ultrarrápida – acabaram em apenas 22 dias. Mas quem ficou de fora pode visitar gratuitamente a Zona Expo, área aberta que conta com atrações oferecidas por patrocinadores ao público em geral e que deve receber centenas de milhares de visitantes até o dia 12.

Na Zona Expo é possível ainda participar gratuitamente de cursos de Inclusão Digital para crianças e adultos. Os cursos terão a duração de 1 hora, e acontecem entre os dias 7 e 11. Após as mini-aulas, os alunos são convidados a passear pela área de exposição e conhecer os stands e as tecnologias exibidas pelos patrocinadores.

É possível também acompanhar o evento pela Campus TV, que transmite programação selecionada da Arena em seis canais ao vivo pela internet.

Saiba mais:

Agenda completa da programação

Agenda das transmissões online

P.S.: as fotos desta nota são cortesia de Paco Ragageles, criador do evento.