icon-plus
Postado em 13/01/2012 - 8:30
Democracia e cultura digital se encontram via rede
Nina Gazire

Evento reúne pensadores brasileiros e webativistas do mundo via webconferencia na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre

426062759_7fcfed8632_z

Rua dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (Foto: Zeca Baronio/FlickR)

Foi divulgada ontem a programação da primeira edição do Conexões Globais, evento que concentrará atividades ligadas à cultura e democracia em rede de 25 a 28 de janeiro, paralelamente ao Fórum Social Temático, em Porto Alegre.

Na agenda, shows, oficinas formativas de jornalismo, mídias sociais, arte e tecnologia, e a principal atração, os Diálogos Globais. Um palco montado na rua dos Cataventos, parte externa da Casa de Cultura Mario Quintana, abriga o telão que servirá de portal para diferentes países do mundo, trazendo para o centro do debate, numa iniciativa inédita, ao vivo, atores e ativistas de movimentos populares conectados, como a Primavera Árabe, as acampadas da Espanha e os movimentos #occupy em Wall Street, Londres e Fukushima.

Do lado de cá da tela, pensadores e ativistas brasileiros ou radicados no Brasil contribuem para o debate. E como não poderia deixar de ser, tudo isso será transmitido via internet.

Entre as temáticas, o #occupyWallStreet e a economia à serviço das pessoas, direitos autorais na era digital, e a Primavera Árabe como exemplo de nova construção da democracia, mesa que contará com a presença de Gilberto Gil, do jornalista Antonio Martins, da Revista Fórum, e de Vinícius Wu, coordenador do Gabinete Digital do Governo do Estado do RS, comentando as experiências relatadas por Olga Rodríguez, jornalista e escritora espanhola especializada em Oriente Médio, que atualmente está cobrindo as revoluções árabes direto do Cairo.

Entre um diálogo e outro, Conexões Culturais: shows de artistas locais e convidados – Lirinha, Richard Serraria, Anitelli Trio e Cowboys Espirituais já estão confirmados.

O evento contará também com uma Agência de Comunicação Colaborativa, na qual qualquer interessado está convidado a contribuir, utilizando-se da estrutura local para fazer a cobertura do evento para diversos canais na internet.

Todas as atividades são gratuitas. Conheça a programação completa e fique atento a mais informações no site da seLeCt.