Múltiplos desdobrados

Leda Catunda e Sonia Gomes apresentam na SP-Arte trabalhos desenvolvidos a partir de seus múltiplos para o projeto edições de artista da revista seLecT

Felipe Stoffa
Leda Catunda - Amor Novo, 2015, trabalho realizado para a edição #25 da seLecT

O projeto Edições de Artista, da seLecT, faz circular obras de arte contemporânea na forma de múltiplos de tiragem limitada, de autoria de nomes importantes das artes visuais. Na edição atual da SP-Arte, as galerias Fortes Vilaça e ArtEEdições apresentam trabalhos de Leda Catunda e Sonia Gomes, respectivamente, artistas que tiveram seus múltiplos impressos pela seLecT, cuja as obras em exposição na feira revelam possíveis continuações de seus projetos iniciados na revista.

A obra Amor Novo, de Leda Catunda, apresenta estampas criadas a partir de imagens apropriadas no Google, pela busca das palavras amor e romance, inspirada nas ilustrações de quadrinhos eróticos de Carlos Zéfiro, publicados entre 1950 e 1970. É possível ver o trabalho I Love You So Much (2016), um desdobramento da obra publicada na seLecT, no stand da Galeria Fortes Vilaça.

O trabalho de Leda Catunda apresenta interesse sobre novas concepções de beleza e outros modelos de relações amorosas. A série refere-se ao “desejo tão legítimo de quase todos de amar e ser amados com intensidade e comoção – como nos filmes”, disse a artista para a edição #25 da seLecT.

Leda Catunda – I Love You So Much, 2016, acrílica sobre tecido e madeira, apresentada pela Fortes Vilaça (Foto: Divulgação)

Já Sonia Gomes também contribuiu com projeto para a edição seLecT #27 com um trabalho da série Risco do Tempo, composta por desenhos em técnica mista – caneta permanente, esferográfica, grafite, tinta acrílica e bordados – realizados sobre papéis riscados. O primeiro desenho da série foi realizado em 2012, quando a artista herdou da bordadeira mineira Alva Horta de Azevedo Cruz uma caixa de papéis com riscos para bordados e realizou sobre eles intervenções. A obra também foi apresentada na primeira individual da artista na galeria Mendes Wood, que deu nome à exposição.

Da série Risco do Tempo, 2015, múltiplo de Sonia Gomes para a edição #27 da seLecT

Da série Risco do Tempo, 2015, múltiplo de Sonia Gomes para a edição #27 da seLecT

A série então continuou em produção, e para a SP-Arte, a Galeria ArtEEdições em parceria com a Galeria Mendes Wood DM apresenta um conjunto de edições limitadas da série da artista. Cada edição vem com três gravuras, e uma obra única para cada, essa com interferências especiais realizadas pela própria artista.

Interferência da artista Sonia Gomes para sua edição de gravuras apresentada na galeria ArtEEdições, na SP-Arte

Interferência da artista Sonia Gomes para sua edição de gravuras apresentada na galeria ArtEEdições, na SP-Arte (Foto: Divulgação)

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.