Design também em SP

A exemplo da ArtRio, SP-Arte ganha setor voltado para design, que vai ocupar o terceiro piso da Bienal

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 09/03/2016

Categoria: Da Hora, Mercado de Arte, Notícias Quentes

(foto Liliane Ferrari/Flickr)

De olho numa fatia importante do mercado consumidor de arte e correlatos, a SP-Arte vai dedicar ao design o terceiro piso da Bienal na sua próxima edição, entre 7 e 10 de abril. Sua concorrente direta, a ArtRio, já vinha com uma feira de design paralela à principal nas duas últimas edições (2014 e 2015), a IDA – Exposição Internacional de Design e Arte. A isenção do ICMS em obras de arte compradas na SP-Arte não inclui o setor de design.

Segundo Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da SP-Arte, a intenção do novo setor é “mostrar o bom design brasileiro para todos”. “É para apreciadores, para quem quer conhecer mais e também para o público internacional.” A SP-Arte traz ainda, como projetos especiais, as segundas edições do setor voltado à performance (pioneirismo da feira de SP) e do Open Plan, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti dedicada a grandes esculturas, instalações e site-specifics, que em 2016 terá obras comissionadas e será montada no segundo andar, para dar espaço à feira de design no terceiro pavimento.

A ideia é que o pavilhão trace uma história do design autoral brasileiro, por obras antológicas de nomes como GiuseppeScapinelli, Gregori Warchavchik, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin,Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas, aliadas à produção atual dos estúdios selecionados.

São eles: Coletivo Amor de Madre (São Paulo), Artemobilia (São Paulo), Baraúna (São Paulo), Carlos Motta (São Paulo), DPOT (São Paulo), Jader Almeida para DPOT (São Paulo), ETEL (São Paulo), Firma Casa (São Paulo), Hugo França (São Paulo), Itamar Musse (Salvador), Legado Arte (São Paulo), LLUSSÁ (São Paulo), Maneco Quinderé (Rio de Janeiro), Marton (São Paulo), Mercado Moderno (Rio de Janeiro), OVO (São Paulo), Passado Composto Século XX (São Paulo), Pé Palito (Belo Horizonte) Sandra e Marcio (Belo Horizonte), Teo (São Paulo), Jacqueline Terpins (São Paulo) e Thomaz Saavedra (São Paulo). A Faculdade Belas Artes (São Paulo), que já tem uma parceria com a feira na organização do setor de peformance, também estará no andar de design, apresentando trabalhos de seus alunos.

 

 

Tags: , , , , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.