icon-plus
Postado em 07/03/2013 - 4:16
Desktop futurista
Nina Gazire

Interface inspirada no filme Minority Report já é realidade e é resultado de pesquisa da Microsoft com estudante do MIT

Microsoft-demonstrates-mind-blowing-3d-desktop-video--26959e6436 (1)

Jinha Lee, doutorando do MIT-Massachusets Technology Intitute, a partir de uma parceria com a Microsoft Research Lab, criou um desktop 3D interativo usando apenas uma tela OLED de alta tecnologia  e a plataforma Kinect para X-Box, videogame pertencente a Microsoft. O estudante criou um display a partir de uma mesa transparente 3D que permite os arquivos do desktop sejam literalmente manipulados pelas próprias mãos do usuário. Os usuários podem pesquisar e reorganizar os arquivos simplesmente movendo os dedos no ar.

A interface futurista foi inspirada nos computadores presentes no filme de ficção científica Minority Report, baseado no romance de Philp K. Dick . Ao contrário de grande parte da tecnologia em tablets e iPhones, este novo desktop 3D não é necessita do toque direto, pois a interação é baseada no movimento. Para manter a ilusão intacta do sistema 3D, a tela de desktop usa câmeras para acompanhar os movimentos do usuários.

O sistema ainda é está em progresso e sendo testado no Microsoft Research Lab. Como Lee explica em seu site, o projeto começou como uma pesquisa enquanto ele estagiava no Grupo de Ciências Aplicadas da Microsoft. Assista ao vídeo de demonstração abaixo: