icon-plus
Postado em 04/03/2013 - 3:42
Desmaterialização da arquitetura
Giselle Beiguelman

Artistas ocupam fachada da Fundación Telefónica de Buenos Aires

Legenda: “Um ano de preparo, 3 meses de construção, burocracias de exportação temporária para um trabalho que ficará exposto 1 ano, mais 7 dias de montagem no local”, conta Leonardo Crescenti (Reprodução)

Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti foram convidados em 2011 a desenvolver uma obra interativa para a fachada da Fundación Telefónica (FT) de Buenos Aires. A FT fica em um edifício de 1902, onde funcionava o primeiro serviço de telefonia da capital argentina. Aristóteles Onassis, o famoso magnata grego, trabalhou lá no fim dos anos 1920 como telefonista e, dizem, começou sua fortuna escutando as conversas de negócios na época.

Desde o início, o convite envolvia inúmeros desafios. Não só por se tratar de um prédio antigo, ou pelo fato de sua calçada estreita fazer com que qualquer intervenção diante do prédio atrapalhe o fluxo dos pedestres. O maior desafio era chegar a um resultado que pudesse ficar exposto sob todas as intempéries por um ano. “De matar! Nem camiseta Hering resiste a um ano de uso intenso!”, comenta Rejane Cantoni.

A solução foi projetar a obra para o primeiro andar da FT, fixando-a entre 5 e 7,5 metros de altura. “Isso representou muitas vantagens para a visualização da obra, mas muitos desafios em relação à manutenção, fixação e montagem. (Veja a documentação da montagem aqui)

Uma das prioridades do trabalho da dupla é desenvolver obras que interfiram na percepção da espacialidade. “Para expandir os sentidos, não podíamos tapar a vista ou a luz dos ocupantes da biblioteca”, comenta Cantoni. Por isso, a obra foi construída com lâminas espelhadas que se movem de acordo com a passagem de pessoas na rua. Em um momento em que se discute a emergência das cidades interativas, a obra sela o encontro do cimento com a tecnologia para celebrar a desmaterialização da arquitetura como obra coletiva.

Fachada
Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti
Até 6 de dezembro de 2013
Fundación Telefónica, Arenales, 1.540,
Buenos Aires, Argentina