Desobedecer é preciso

Projetos indicados ao 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação têm forte presença de mulheres e dominância de propostas não normativas

Da redação

Publicado em: 31/07/2020

Categoria: Arte e Educação, Da Hora, Destaque

Os 23 selecionados do 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação dão um recado ao País: a cultura resiste e se reinventa como frente disruptiva em contraposição a todas as formas de ignorância e desmonte institucional. Refletem a força dos corpos (e mentes) não normativos, colocando em pauta a diversidade racial e de gênero e a multiplicidade de vozes que emergem da complexidade territorial brasileira. 

São projetos que reinventam as matrizes africanas, as estéticas indígenas e as linguagens das pessoas com deficiências. Pela primeira vez, nas categorias Formador e Artista, a maioria dos projetos selecionados são de proponentes não brancos, com dominância de pretos (5), pardos (4) e indígenas (2). É notável também, entre esses selecionados, a forte presença das mulheres, especialmente na Categoria Formadores. 

Destaca-se, ainda, a preponderância de trabalhos feitos colaborativamente, em formatos auto-organizados, que evidenciam, por um lado, a desarticulação institucional e a debilidade das políticas públicas de arte e de educação e, por outro, a capacidade de mobilização do setor cultural nessas áreas. Em conjunto, todos se caracterizam por uma prerrogativa de tomar a arte como lugar da política e enunciam a desobediência como princípio de uma pedagogia da diferença.

Os projetos indicados à premiação são fruto do trabalho do Júri composto pelo crítico e curador Moacir dos Anjos, a historiadora da arte, curadora e coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt e a jornalista e curadora Luana Fortes, que analisou as propostas dos 689 inscritos nesta edição nas categorias Formador, Artista e Camisa Educação. A coordenação dos trabalhos foi feita por Giselle Beiguelman, presidente do Júri de Seleção e Premiação. A direção e curadoria do Prêmio seLecT de Arte e Educação é de Paula Alzugaray. A terceira edição do evento é patrocinada e co-realizada pelo Itaú Cultural, tem apoio da Galeria Almeida e Dale e parceria da Galeria A Gentil Carioca. 

Confira abaixo a lista dos 23 projetos pré-selecionados.

ARTISTAS
Ana Emília Jung
Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe
Andrea Veruska de Souza Araujo
Anne Magalhães
Antonio Tarsis de Jesus Miranda
Daniel Rodriguez Caballero
Gustavo Caboco
Micrópolis
Rafael Pagatini
Renata Aparecida Felinto dos Santos

CAMISA EDUCAÇÃO
Andréa Hygino Rodrigues da Silva
Luiza Coimbra Paranhos Cavalcanti de Paiva
Marcelo Drummond Lage

FORMADORES
André Vitor Brandão da Silva
Eduarda Gama Canto
Érika Lemos Pereira da Silva
Galeria REOCUPA
Janaína Castoldi
Lara Ovídio de Medeiros Rodrigues
Panmela Silva e Castro
Rúbia Mércia de Oliveira Medeiros
Tarcisio Almeida
Vicenta Perrotta Neto

Tags: ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.