icon-plus
Cinco Comentários Ternos sobre o Japão ou Obrigado Japão! (1965), de Wesley Duke Lee, é um dos trabalhos apresentados pela Galeria Ricardo Camargo, em parceria com a Galeria Almeida e Dale (Fotos: Divulgação)
Postado em 05/12/2017 - 6:59
Destaques da Art Basel Miami Beach
O que as principais galerias brasileiras prepararam para a grande feira internacional?
Luana Fortes

Desde 1970, quando foi fundada, a feira internacional Art Basel movimenta o circuito global de artes, ocupando desde a cidade suíça que a nomeia, até Hong Kong e Miami Beach, onde aterrisa agora em sua 16ª edição, entre 7 e 10/12. Mas com 268 galerias representando 32 países, qual o time brasileiro? Participando dos diversos setores da feira, 20 espaços do Brasil marcam presença.

Um dos destaques nacionais é Wesley Duke Lee, apresentado pela Ricardo Camargo Galeria em parceria com a Almeida e Dale. São exibidos nove trabalhos do artista, reconhecido por sua participação no movimento da Nova Figuração no Brasil, além de um espaço ambientado com seus pertences pessoais. A exibição faz parte do setor Survey da feira, dedicado a produções anteriores ao ano 2000.

Ademais, a Galeria Anita Schwartz leva a Miami um projeto inédito de Nuno Ramos realizado em homenagem ao artista espanhol Francisco Goya. Intitulada y Lucientes, a instalação do brasileiro é composta por 80 impressões de gravuras de Goya submetidas a interferências de fumaça e fuligem.

A Galeria Raquel Arnaud, por sua vez, participa com obras de Sérvulo Esmeraldo – também no setor Survey – além de exibir o trabalho site-specific de Frida Baranek, Reflections on the Horizon. A obra de Baranek é exposta em Public, setor da feira que leva esculturas e instalações de larga escala ao Collins Park, com curadoria de Philipp Kaiser.

Ainda quer saber mais? Confira o que outras galerias brasileiras apresentam: