Dez anos de Inhotim

O maior centro de arte ao ar livre da América Latina comemora aniversário com programação especial e homenagem a Tunga

Ana Abril

Publicado em: 01/09/2016

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Galeria True Rouge, em Inhotim (Fotos: Divulgação)

Arte contemporânea e natureza se unem em Inhotim, espaço que comemora dez anos. Desde sua inauguração em 2006, a principal atração de Brumadinho (MG) alcançou a marca de 2 milhões de visitantes em 2015. Muitas das pessoas que conhecem os 140 hectares de jardins e as 700 obras expostas (ou parte deles) definem o lugar como idílico. Sem dúvida, Inhotim tem muita coisa para comemorar.

O falecimento de Tunga em junho desse ano, porém, deixou as comemorações com tom de homenagem. Mas era de se esperar que Inhotim incluísse dentro de sua programação especial, que acontece entre 1º e 11/9, atividades voltadas para a vida e obra do artista. Foi ele que convenceu Bernardo Paz, dono das terras desde 1980, empresário da mineração e autodenominado como leigo da arte, a começar no “negócio” da arte contemporânea. Desde a visitação noturna à Galeria True Rouge, dedicada a Tunga, até reencenação de performances do artista, como Xifópagas Capilares entre Nós, fazem parte da homenagem.

xifopagablog

Imagem de Xifópagas Capilares entre Nós, performance de Tunga

Apesar do aniversário, Inhotim quer demonstrar jovialidade com as exposições temporárias de comemoração, que destacam os artistas mais jovens da Coleção. Na Galeria Mata, acontece Por Aqui Tudo é Novo, com obras de Pablo Accineli, Erike Verzutti e Sara Ramo, entre outros. Também são expostos trabalhos que inauguraram o Instituto, como a instalação Arranque e Deslocamento, de José Damasceno.

Outra importante bandeira de Inhotim é a defesa do trabalho social e da educação. Não à toa, 80% dos funcionários são da cidade e arredores. Além disso, o espaço possui visitas específicas para as escolas da região. Por essas razões, a conversa inaugural trata das diferentes perspectivas da “Educação Humanizadora” e tem como palestrante o professor José Pacheco, vindo de Portugal.

Além disso, a programação traz uma eclética variedade de atividades para os amantes da música: a filmagem de um DVD do mais recente disco de Fernanda Takai, um show de Marisa Monte – ambas apresentações com ingressos esgotados – e um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Confira a programação completa. 

 

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.