icon-plus
Postado em 10/02/2012 - 10:10
Dez anos depois, mais 48 horas
Juliana Monachesi

Grupo de artistas promove exposição-maratona na galeria Smith, em Pinheiros, até domingo

48horas01

Legenda: Projeto de intervenção Subordinados ou Sob Ordenados (2012), da artista Letícia Rita, para a mostra 48 Horas (foto: Divulgação)

Exposição-relâmpago em final de semana chuvoso. Anabela Santos, Eduardo Verderame, Flavia Vivacqua, Fúlvia Molina, João Carlos de Souza, Julieta Machado, Letícia Rita, Mauro de Souza, Moisés Zandonade (em memória) e Thereza Salazar tomaram de assalto uma galeria em Pinheiros com a proposta de propiciar uma troca intensa de ideias e um espaço livre de criação tanto para os artistas participantes como para o público. 

É como se a galeria Smith tivesse se transformado neste final de semana em um ateliê, aberto para visitação: a mostra 48 Horas abriu hoje às 18h e fica em cartaz ininterruptamente até às 18h de domingo. Os artistas escolheram livremente quais obras mostrar e que tipo de relação estabelecer com o espaço da galeria, sem um conceito curatorial ordenando o espaço e as escolhas. E estarão (quase) todos lá durante (quase) todo o tempo para conversar com os visitantes e celebrar os dez anos do projeto 48 Horas.

A artista Letícia Rita conta que a ideia inicial do grupo era fazer uma mostra-ocupação nos moldes daquela realizada em 2002 pelo grupo em uma casa no Cambucí, mas que depois de discutirem melhor o projeto de reviver o 48 Horas original, decidiram que fazia mais sentido pensar em uma exposição que contasse como as pesquisas artísticas de cada um se desenvolveram ao longo destes dez anos.   

Em seu trabalho, elaborado especificamente para o espaço externo da galeria Smith, Letícia Rita apresenta uma das instalações da série Subordinados ou Sob Ordenados (2012), onde objetos de uso comum são dispostos em grupos, um deles suspenso e modificado para simular o efeito provocado na pele quando se realiza uma suspensão corporal.

Veja a seguir duas outras obras que integram a mostra, e confira a cobertura do 48 Horas até domingo aqui no site da seLecT!

Flavia-vivacqua

Legenda: Travessia Água, performance de Flavia Vivacqua registrada em fotos de Rodrigo Braga

Thereza-salazar

Legenda: Sobrevoo I, obra de Thereza Salazar feita de tinta automotiva sobre recorte em madeira

Saiba mais

Exposição 48 horas – Entrada franca
Local: Smith Galeria (rua João Moura, 417, tel. 0/xx/11/3259-7513)
De hoje a domingo, 12 de fevereiro, às 18h
http://www.smithgaleria.com.br/

http://48hs.wordpress.com/