Dia Internacional dos Museus

Data estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus é comemorada no Brasil com semana cultural

Ana Abril

Publicado em: 17/05/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Tags: , , ,

Fachada do Museu Afro Brasil, em São Paulo (Foto: Jose Cordeiro)

O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de maio, data estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) em 1977, para chamar a atenção da sociedade sobre a importância desse espaço cultural. No ano passado, mais de 35 mil museus de 145 países comemoraram a data com uma série de atrações culturais.

A temática deste ano, Museus e Paisagens Culturais, é uma reflexão sobre o contexto (geográfico, histórico, econômico e sociocultural) em que os museus se encontram e operam. As ações planejadas, segundo o Icom, pretendem demonstrar a função social de incentivar e proteger o patrimônio cultural e histórico dentro e fora dos muros das instituições.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) comemora essa data com uma semana cultural, que acontece de 16 a 22 de maio. Por meio de visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes, 1.236 museus de todo o Brasil participam do evento.

Em São Paulo, o Museu Afro Brasil organiza uma oficina de construção de pequenas casas, usando a técnica de pau-a-pique, nos dias 17, 19 e 21. A Fundação Ema Klabin e o Museu de Arte Contemporânea são outros dos espaços participantes na capital paulistana.

O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, alberga uma palestra com o artista Paiva Brasil, em 18 de maio. Na capital carioca, mais de 50 museus e entidades participam da semana cultural. A programação completa com os eventos de todos os museus brasileiros está no link.

A data comemorativa coincide com o fim de semana da Virada Cultural SP, entre os dias 20 e 22 de maio, trazendo mais de 48 horas seguidas de atrações artísticas e musicais. Na sexta-feira (20/5), diversos artistas e coletivos – como AVAV (audiovisual ao vivo), Modular Dreams ou Daniel Scandurra e Rosa Laura – ocuparão espaços do centro de São Paulo com projeções. A exibição é organizada pelo projeto LaÇo, uma mostra audiovisual itinerante.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.