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Postado em 13/03/2012 - 7:00
Diálogo musical em um encontro de gerações
Mariel Zasso

Johnny Greenwood e Krzysztof Penderecki juntos em disco que pode ser ouvido online

http://www.youtube.com/watch?v=Y_ZFXGw9dpg

Legenda: O encontro dos dois compositores aconteceu em setembro de 2011, na Polônia, a 350 km de Varsóvia

Um dos monstros do rock e da música eletrônica encontra seu ídolo septuagenário, renomado compositor de vanguarda, na vida e nos palcos. Esse não é um enredo fictício. Os personagens são nada menos que Johnny Greenwood, do Radiohead, e o compositor polonês Krzysztof Penderecki.

Greenwood declarada abertamente sua idolatria por Penderecki: “Eu apertei sua mão após o concerto como um fan-boy triste”. Em entrevista dos dois para o London Guardian, descobre-se que a admiração é mútua.

Do encontro de dois artistas visionários surge um álbum sem precedentes, gravado em Cracóvia após apresentação conjunta de suas peças em setembro. As performances foram executadas pelo grupo polonês AUKSO Ensemble, com supervisão direta dos seus compositores. Penderecki regeu suas próprias peças, enquanto o violinista, músico de câmara e regente Marek Moś dirigiu o grupo nas peças de Greenwood.

O álbum fruto dessa parceria reúne duas peças para cordas de Penderecki, Threnody for the Victims of Hiroshima, de 1960, e a sua Polymorphia for 48 strings, de 1961, justapostas a duas composições de Greenwood escritas em resposta aos trabalhos de Penderecki: Popcorn Superhet Receiver (inspirada por Threnody) e 48 Responses to Polymorphia.

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Legenda: Penderecki rege o AUKSO Ensemble. (Foto: Oliva Soto/Muzykoteka)

Em comum, o naipe de cordas, veículo que ambos escolhem para transmitir o ruído, o caos e a energia do seu tempo. Os resultados são parestésicos.

A Threnody de Penderecki é permeada por uivos de angústia, expressos em todo tipo de gritos, burburinhos e gemidos, deixando suficientemente clara a referência aos horrores da bomba atômica explicitada posteriormente no título (originalmente a peça recebera o nome 8’37”).

Popcorn Superhet Receiver, de Greenwood, escrita em resposta à Threnody do polonês, traz em seu nome e inspiração das ondas curtas de rádio: o caos fortemente articulado de 34 indivíduos geralmente seguindo suas próprias trajetórias, não completamente controladas, brilhando como uma massa uniforme que geralmente associamos aos instrumentistas clássicos.

A Polymorphia de Penderecki também tem uma origem fascinante. O compositor tocou uma gravação de Threnody para pacientes com transtornos mentais no Krakow Medical Center enquanto eles eram submetidos a eletroencefalogramas. Ele desenhou as linhas da partitura a partir dos gráficos das ondas cerebrais dos pacientes, construindo tensões que se desfaz em turbilhões de movimentos ao longo da música.

O disco de Jonny Greenwood e Krzysztof Penderecki foi lançado pela Nonesuch Records no dia 12 de março, e pode ser ouvido aqui: Penderecki e Greenwood.

Penderecki vai reger suas próprias peças do álbum, em performance da AUSKO Orchestra, no Festival de Cinema Kinoteka, em Londes, no dia 22 de março. Marek Mos irá reger os trabalhos de Greenwood.

Saiba mais:

Leia a entrevista com os dois artistas no The Guardian (em inglês).