icon-plus
As filhas de Eva, obra de Rosana Paulino (Foto: Divulgação)
Postado em 31/03/2016 - 3:34
Diálogos ausentes
No Itaú Cultural, Rosana Paulino participa de debate sobre a presença de negros nas artes visuais

“Hoje em dia o Brasil conta com excelentes jovens artistas negros que, na minha opinião, questionam padrões estabelecidos do que o senso comum acredita ser a arte contemporânea brasileira”, contou Tadeu Chiarelli, diretor da Pinacoteca de São Paulo, em entrevista à seLecT. Entretanto, a presença de artistas afrodescendentes ainda é discreta tanto em acervos quanto em exposições.

Para debater a participação dos negros nas artes visuais, o Itaú Cultural, em São Paulo, promove um encontro com a artista plástica e acadêmica Rosana Paulino no próximo dia 5 de abril. Doutoranda em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Paulino irá apresentar um panorama histórico sobre a interferência afro na produção das artes visuais do país, desde o período colonial.

A artista Rosana Paulino (Foto: Divulgação)
A artista Rosana Paulino (Foto: Divulgação)

O evento faz parte da série de debates Diálogos Ausentes, que tem como objetivo discutir questões sobre a presença de afrodescendentes tanto nas artes visuais, nas artes cênicas e no audiovisual. Os encontros serão mensais até dezembro, totalizando nove eventos. De 6 a 24 de abril, o Itaú Cultural fará ainda convocatória para artistas e coletivos que queiram apresentar seus trabalhos e falar de suas experiências em defesa da negritude nos próximos encontros, que serão nos dias 3 de maio e 3 de junho. O resultado da convocatória será divulgado no dia 27 de abril e os interessados podem se inscrever no site da instituição.

Serviço
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, São Paulo
Dia 5 de abril (terça-feira)
Das 20h às 21h15
Tel.: (11) 2168 1777 / 2168 1776
94 lugares
Inscrição prévia até 3 de abril pelo site www.itaucultural.org.br