Diálogos sobre pintura com Cecily Brown e Paulo Pasta

Com questões contrastantes, os dois artistas apresentam pinturas em exposições simultâneas no Instituto Tomie Ohtake

Luana Fortes

Publicado em: 20/03/2018

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Jungle Treatment (2013), da artista inglesa Cecily Brown (Fotos: Divulgação)

Entre 22 de março e 27 de maio, a pintura toma conta do Instituto Tomie Ohtake. O espaço recebe simultaneamente exposições individuais de Paulo Pasta e Cecily Brown, ambas constituídas sobretudo de pinturas. “Nem sempre é possível, mas é ótimo quando conseguimos mostrar artistas e exposições que compartilhem repertórios e questões e ao mesmo tempo sejam substancialmente diferentes e contrastantes, como é o caso”, diz à seLecT Paulo Miyada, curador do Instituto.

Pasta exibe 13 trabalhos produzidos nos últimos 13 anos, selecionados por Miyada. O conjunto é composto apenas por pinturas de grandes dimensões. “Sua pintura existe no tenso limiar entre, por um lado, um possível desejo de religar uma parcela dos legados da história e, por outro, experimentar a invenção de algo novo”, afirma Miyada. No título da exposição, o curador faz referência ao ensaio Projeto e Destino do historiador italiano Giulio Carlo Argan, escrito em 1964.

  • Anunciação Amarela (2015), óleo sobre tela de Paulo Pasta com 240 x 300 cm
  • Anunciação Vermelha (2015), óleo sobre tela de Paulo Pasta com 240 x 300 cm
  • Sem Título (2014), óleo sobre tela de Paulo Pasta com 240 x 300 cm

Já a artista inglesa Cecily Brown apresenta a mostra Se o Paraíso Fosse Assim Tão Bom, com dez pinturas e oito desenhos, também selecionados em diálogo com Miyada. A obra de Brown é repleta de paradoxos a respeito do paraíso e do próprio campo pictórico. Existe em suas pinturas uma complicada relação entre figuração e abstração. E, em seus assuntos, há um jogo entre forças tradicionalmente antagônicas – como o bem e o mal ou a calma e o dinamismo.

 

  • Sem Título (2015), óleo sobre linho de Cecily Brown
  • Sonhos do Ermitão Em Sombras Assombradas (2010), óleo sobre linho de Cecily Brown
  • Sem Título (2011), guache aquarelado sobre papel de Cecily Brown

 

Serviço
Se o Paraíso Fosse Assim Tão Bom, Cecily Brown
Projeto e Destino, Paulo Pasta
De 22/3 a 27/5
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 – São Paulo
institutotomieohtake.org.br

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.