icon-plus
Postado em 07/08/2014 - 6:36
Dicas da seLecT
da Redação

Agenda de eventos que acontecem nesse momento em São Paulo e Fortaleza

Cena1_body

Legenda: Composição Cinética (1967), de Ubi Bava (foto: Rodrigo Patrocínio)

Acervos em diálogo

As relações entre duas importantes coleções particulares traçam um percurso através da história da abstração geométrica no Brasil. O acervo da Fundação Edson Queiroz, que sedia a mostra no centro cultural de sua universidade, une-se à Coleção Roberto Marinho com recorte do curador Lauro Cavalcanti. São 169 peças de nomes como Hércules Barsotti, Antônio Bandeira, Ubi Bava, Cícero Dias e Tomie Ohtake.

Abstrações – Coleção Fundação Edson Queiroz e Coleção Roberto Marinho, até 11/1/2015, Espaço Cultural Unifor, Av. Washington Soares, 1.321, Fortaleza

Cena2_body

Legenda: Aloísio Magalhães em seu escritório (1966) (foto: Acervo Aloísio Magalhães)

Moderno revisitado

Além de artista plástico, o recifense Aloísio Magalhães foi precursor do design modernista no Brasil. Um dos principais articuladores da criação da primeira faculdade de design do País, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, ele ganha retrospectiva de sua carreira com organização cronológica na curadoria de João de Souza Leite. Nela, projetos de design dividem espaço com aquarelas, pinturas e gravuras.

Ocupação Aloísio Magalhães, até 24/8, Itaú Cultural, Av. Paulista, 149, São Paulo

Cena3_body

Legenda: Obra sem título (1989) de Lorenzato (foto: Ding Musa)

Artista por artista

Quem melhor do que um artista para entender a obra de outro? É partindo dessa premissa que alguns espaços estão chamando nomes consagrados para fazer leituras de colegas com quem se relacionam de alguma forma. Nessa onda, Leonilson (1957-1993) ganha leitura de sua produção por Leda Catunda, sua chapa na Geração 80. Com auxílio de Alexandre da Cunha, carioca radicado em Londres, a mineira Rivane Neuenschwander se debruça sobre a obra do conterrâneo Lorenzato (1900-1990). A aparente simplicidade de seu estilo ultrapessoal, moldado pela atividade como pedreiro, vem conferindo interesse renovado aos seus trabalhos.

Leonilson, até 30/8, Galeria Superfície, Rua Oscar Freire, 240, São Paulo

E Você Nem Imagina Que Epaminondas Sou Eu, de 30/8 a 11/10, Galeria Bergamin, Rua Oscar Freire, 379, loja 1, São Paulo

*SELECTS publicado originalmente na edição #19