icon-plus
Postado em 11/06/2013 - 6:42
Distintos Distintivos
Escudos revelam histórias e delírios dos fundadores dos times de futebol
Paulo Borgia

Urso dançarino, figura rupestre, interferência política ou simplesmente brincadeira. As histórias dos distintivos dos clubes de futebol pelo mundo estão recheadas de curiosidades que podem surpreender até o mais fanático torcedor. Veja 16 desses escudos mais curiosos, separados a dedo após um bate-papo com o jornalista Marcelo Duarte, apresentador do canal ESPN Brasil e autor de O Guia dos Curiosos (Cia. das Letras), e José Renato S. Santiago Jr., autor do livro Os Distintivos de Futebol Mais Curiosos do Mundo (Panda Books).

Ud Almería

Union Deportiva Almeria
  – Espanha
Se não é comentado, mal se percebe, mas entre as letras U e D há a forma de uma figura humana (de braços e pernas abertas, como as crianças costumam desenhar). Trata-se de um Índalo, pintura rupestre do período Neolítico que foi descoberta em 1868 e fica em uma região próxima à cidade de Almería. Esse símbolo é considerado um amuleto de sorte pelos moradores e, claro, foi incorporado ao clube de futebol também.

Atlanta

Atlanta Silverbacks
  – Estados Unidos
Antigamente chamado Atlanta Ruckus, o clube ganhou novo nome e também um grande homenageado, o querido – mas um tanto mal-humorado – gorila Willie B., que aparece no escudo. Tudo bem, para nós, brasileiros, ele não passa de um simpático animal, mas Willie é o gorila que viveu por mais tempo em cativeiro na história dos Estados Unidos e era muito querido pela população que visitava o zoológico local. Para se ter uma ideia da fama, uma estátua de bronze foi criada em sua homenagem após sua morte, em 2000.

Avenir-beggen

Football Club Avenir Beggen
  – Luxemburgo
O Avenir atualmente disputa a Segunda Divisão do campeonato luxemburguês – ou seja, importância próxima de zero. Mas não tem como não simpatizar com a figura do sorridente duende montado em cima de uma bola no escudo do clube. Diz a lenda que o Elfo surgiu após a invasão alemã a Luxemburgo na Primeira Guerra Mundial. O pequeno mascote seria uma forma de trazer motivação, esperança e o espírito de alegria à população.

Bangu

Bangu Atlético Clube
– Rio de Janeiro – Brasil

Futebol também é cultura. A fundação do Bangu é amparada em três pernas: a social, a cultural e a esportiva. Assim, as letras do distintivo representam objetos que remetem a esses setores. O “B” é um pincenê, óculos sem , haste usados entre os séculos 15 e 19, e mostra o lado intelectual. O “A” é um suporte para cavalete de pintura, a ala cultural. O “C” é uma ferradura, para dar sorte nos esportes.

Boca_juniors

Club Atlético Boca Juniors
– Argentina
É sempre bom lembrar a história das cores do clube: os fundadores decidiram que o time teria as cores do primeiro navio que passasse pelo porto de Buenos Aires. E então surgiu um de bandeira sueca, azul e amarela. O que muitos não sabem é que o distintivo do Boca está sempre em mutação. As estrelas representam todos os grandes títulos conquistados em sua história – por enquanto, 50: seis conquistas nacionais amadoras, 23 títulos nacionais profissionais, 18 títulos internacionais e três copas e títulos oficiais.

Brasao_esporte_clube_patos

Esporte Clube Patos
– Paraíba, Brasil
Os fundadores do clube paraibano queriam homenagear a cidade de Patos com o nome do clube e também no distintivo. Escolheram colocar um pato. Até aí, tudo bem. O problema é que esse pato era o Donald, em desenho fiel ao criado por Walt Disney. O pessoal da Disneylândia não gostou muito da ideia e pediu para o time mudar o símbolo. Primeiro, eles só tiraram a roupa de marinheiro, mas parece que o resultado ainda não agradou. Então, o clube criou um novo pato – que, convenhamos, ainda lembra o Donald.

Colocolo

Club Social y Deportivo Colo-Colo
– Chile
Reconhecido no mundo todo por seu nome, o clube garante a fama também pelo escudo singular. O índio representado no emblema é Colo-Colo – Gato das Montanhas –, nome do cacique da tribo Mapuche, morto em 1559 após lutar contra a invasão espanhola no Chile.

Juventus

Clube Atlético Juventus
– São Paulo – Brasil
É quase unanimidade: o distintivo do Juventus da Mooca é um dos mais bonitos do mundo. O clube é cria de italianos que vieram morar em São Paulo, a maioria originária de Turim, cidade-sede dos clubes Juventus e Torino. Assim, a homenagem com o nome do primeiro e a cor grená, que representa o segundo clube. Para os italianos de Turim, essa cor representa o sangue dos soldados da Brigada de Savoia, que expulsaram os franceses da cidade em 1706.

Liverpool_fc

Liverpool Football Club
– Inglaterra
A frase acima do brasão, You’ll never walk alone (Vocês nunca caminharão sozinhos) é uma homenagem ao técnico Bill Shankly, que chegou ao clube em 1959 e ficou por 15 anos, período que tirou o Liverpool do anonimato da Segunda Divisão para torná-lo um dos principais times do mundo. A frase vem de um musical da Broadway encenado pela primeira vez em 1945. Em 1963, com a ascensão do time, a banda liverpooliana Gerry and the Pacemakers regravou a música, que virou hino para os torcedores.

Club Deportivo Pan De Azúcar

Club Deportivo Pan de Azucar
– Panamá
Fundada em 1974, você consegue imaginar de onde surgiu o nome e o distintivo desta equipe que atualmente disputa a Segunda Divisão de seu país? Além do Pão de Açúcar como nome e no símbolo, a cidade do Rio de Janeiro ainda é homenageada com outros dois pontos turísticos, o Cristo Redentor e as belas praias.

Morgon

FC Smorgon
– Bielorrússia
Fundado em 1987, o jovem clube disputa atualmente a Segunda Divisão do campeonato nacional da Bielorrússia. Seu distintivo mostra um urso segurando o brasão de armas da cidade, mas a curiosidade mesmo é uma de suas patas levantadas. A região abrigava no século 18 um centro de adestramento de ursos e, diz a lenda, eles eram colocados em jaulas com carvão quente no chão, para que “dançassem” Mais um detalhe: a parte vermelha do escudo representa esse chão em brasa.

Arsenal

Arsenal Football Club
– Inglaterra
Um verdadeiro time de operários. É isso o que representa não só o nome, mas o distintivo do clube. Fundado no fim do século 19 por funcionários de uma fábrica de armamentos, o canhão sempre esteve presente no emblema do Arsenal. A diferença é que no início apareciam três deles, todos apontados para o alto.

Escudo_botafogo-rj

Botafogo de Futebol e Regatas
 –  Rio de Janeiro – Brasil

Fusão entre o Club de Regatas Botafogo, que sempre ostentou a estrela branca em um fundo preto, e o Botafogo Football Club, que usava o preto e o branco da Juventus de Turim, em um escudo em formato suíço. A história contada é que a Estrela Solitária representava a estrela D’Alva e foi adotada por ter sido a primeira a aparecer no céu no dia da fundação do clube – porém, o ponto brilhante era o planeta Vênus.

Escudo-corinthians-2-1024x1024

Sport Club Corinthians Paulista
– São Paulo – Brasil

O atual campeão mundial de clubes foi fundado em 1910, mas seu símbolo como o conhecemos só foi desenhado em 1939, quando foram adicionados os dois remos e a âncora, esportes praticados com maestria pelo clube naquela época, no límpido e belo Rio Tietê. A arte-final foi feita por um craque das telas e que, curiosamente, foi jogador do Timão: Francisco Rebolo.

Palmeiras

Sociedade Esportiva Palmeiras
– São Paulo – Brasil

Inicialmente, o clube usava apenas as iniciais PI, de Palestra Itália. Com a Segunda Guerra Mundial e a pressão nacionalista contra nomes estrangeiros, a equipe mudou de nome para Palmeiras. Essa alteração aconteceu em 1942, com a criação do escudo com a letra P, o nome do clube abaixo e as oito estrelas acima, quatro de cada lado. Engana-se quem pensa que elas representam títulos: significam apenas o mês de fundação do clube, em agosto.

Escudo-fcbarcelona-piedra

Futbol Club Barcelona
– Espanha
Um dos maiores clubes do mundo, o todo-poderoso time espanhol também tem um distintivo cheio de curiosidades. A começar pelo seu canto superior esquerdo, com a cruz de São Jorge, padroeiro da Catalunha. A região também é homenageada no lado direito superior, com as listras com as cores da bandeira. Porém, no período de ditadura de Francisco Franco, entre 1939 e 1976, essas listras viraram apenas duas, para representar a bandeira da Espanha. Na parte inferior, as cores da agremiação inspiradas em um clube suíço, o Basel.

*Paulo Borgia é jornalista e autor de Demotape, livro sobre bandas independentes de São Paulo. Faz parte do coletivo de fotógrafos We Shot Them.

*Publicado originalmente na #select11.

Tags  
escudos   futebol