Com o objetivo de ajudar as populações vulnerabilizadas no Brasil durante a pandemia de Covid-19, dois projetos recorrem a vendas de obras como forma de arrecadar fundos para doações.
No Art Challenge Cestou, os trabalhos são vendidos pelos próprios artistas, que destinam à ONG Gerando Falcões doações que variam de 50 a 100% do lucro. O projeto acontece por tempo indeterminado e os convites são feitos de modo orgânico, de artista para artista, em uma rede de colaboração que ajuda tanto na divulgação quanto nas vendas. A verba gerada com esse movimento será revertida para a compra de cestas básicas para populações vulnerabilizadas de favelas e comunidades.
Já em 300 desenhos, obras em formato A4 serão vendidas por R$ 1 mil e o montante será revertido para as entidades Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Central Única das Favelas (CUFA) e Habitat Brasil. Cada pessoa que comprar irá receber uma obra selecionada por sorteio, contrariando a lógica dos leilões onde as peças são adquiridas por especulação ou interesse em nomes específicos. A verba arrecadada irá prover alimentos e itens de primeira necessidade para as populações atendidas por essas ONGs. Os desenhos estão todos disponíveis no site do projeto e replicam a dinâmica de sorteio, na medida em que cada acesso à página gera uma nova combinação e sequência de imagens.