icon-plus
Palestra de Friedman na galeria Perc Tucker, Townsville, 2013
Postado em 02/01/2014 - 6:29
Dois em um
Nesse momento nada como relembrar da performance do Fluxus que acontece anualmente para celebrar a passagem de ano em fusos horários diferentes
Guilherme Kujawski

É quase grande o esforço necessário para perceber que o momento da virada do ano é um fato puramente local, e não global. Habitantes de Belém comemoraram o ano novo com uma hora de “atraso” com relação aos cidadãos eufóricos de Copacabana. Todos gostariam que entes queridos estivessem comemorando a passagem do ano naquele exato segundo, apesar de estarem a milhares de léguas distantes.

Enfim, é essa a premissa de In One Year and Out the Other (algo como Dentro de um ano e fora d’outro), performance concebida por Ken Friedman, artista do grupo Fluxus. Realizada pela primeira vez na noite de ano novo de 1975/76, a ação era na verdade uma chamada telefônica feita por Friedman, de Springfield, Ohio, para Nam June Paik, Christo, Jeanne-Claude, Dick Higgins e George Maciunas, em Nova York. Em seguida, o grupo direcionava a mensagem de volta para Tom Garver e Natasha Nicholson, na Califórnia. Era na verdade uma celebração “sincrônica” de um evento de natureza “anacrônica”.

Apesar de sua óbvia simplicidade, In One Year and Out the Other tem sido celebrado anualmente desde então por vários grupos, seja por telefone, fax e, agora, por e-mail. São famosas as convocatórias de Friedman em várias listas de discussão (como a que recebemos na lista CRUMB), mas o mais bacana é a resposta que ele deu a um dos grupos participantes na passagem de 2008/09, na qual ficamos sabendo que a sua ceia de final de ano era “composta por lagostas e aspargos. Na minha interpretação hermenêutica, a carne de lagosta representa o ano novo que emerge a partir da casca do velho, enquanto os aspargos representam o renascimento verde da primavera.”

O artista brasileiro Eduardo Kac relata em seu livro a primeira experiência em que a telepresença é usada como suporte técnico da arte.