Duas semanas de cinema

42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe mais de 300 filmes nacionais e estrangeiros até 31 de outubro

Da Redação
Chalkroom (2018), instalação em realidade virtual de Laurie Anderson no Cinesesc, São Paulo (Fotos: Divulgação)

Inaugurada no dia 17 de outubro, a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo oferece exibições de mais de 300 filmes. Desse número, 70 títulos são brasileiros, 90 são estrangeiros dirigidos por mulheres e 18 foram indicados por seus respectivos países para concorrer a uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Os títulos são apresentados durante duas semanas em cerca de 30 espaços. A mostra também leva uma seleção para dez cidades do interior paulista.

O cartaz desta edição foi desenvolvido pela norte-americana Laurie Anderson. Em diálogo com o pôster, a artista apresenta a exposição em realidade virtual Chalkroom no anexo do Cinesesc. O trabalho consiste em uma estrutura repleta de palavras, desenhos e histórias em movimento. Outras produções com esse tipo de tecnologia são apresentados em exibições especiais no mesmo local.

Dois filmes brasileiros concorrem ao Prêmio Petrobras de Cinema, que premia o melhor documentário com R$ 100 mil e o melhor longa-metragem de ficção com R$ 200 mil. Os prêmios buscam contemplar a distribuição dos filmes em salas e praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial. Pela primeira vez, o público decidirá quem são os vencedores.

Para adquirir ingressos para as exibições, você pode optar por pacotes vendidos na Central da Mostra no Conjunto Nacional ou por ingressos individuais, vendidos pela internet aqui ou pelo aplicativo Mostra de Cinema São Paulo. O app também traz a programação completa, notícias sobre o evento e permite a compra de credenciais digitais e a reserva de ingressos para credenciados.

Veja a programação completa aqui!

  • Será exibida cópia restaurada do filme Pixote - A Lei do Mais Fraco (1980), drama de Hector Babenco
  • Feliz Ano Velho (1987), dirigido por Roberto Gervitz, ganha sessão especial
  • Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, o filme Roma, de Alfonso Cuáron, encerra a programação do evento no dia 31/10
  • Integra a programação o filme que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2018, Assunto de Família, do japonês Hirokazu Kore-eda, diretor homenageado pela Mostra com o Prêmio Humanidade

Serviço
42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Até 31/10
42.mostra.org

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.