Eduardo Kac no MoMA

Artista brasileiro, pioneiro da arte digital, tem obras em exposição em novas salas do museu

Leandro Muniz

Publicado em: 15/10/2019

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Detalhe da contracapa do livro de artista Escracho (1983), de Eduardo Kac (Fotos: Divulgação)

O artista Eduardo Kac (Rio de Janeiro, 1962) é um dos pioneiros da pesquisa sobre arte e tecnologia no Brasil e possui quatro obras no acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York que estarão em exibição na instituição a partir de sua reabertura, em 21 de outubro. Kac participa de uma exposição que busca ampliar e atualizar a coleção do museu a partir de discussões sobre linguagens e temas específicos da arte desde os anos 1970, organizados em uma curadoria coletiva que ocupa o segundo, o quarto e o quinto andares do museu. 

Em Reabracadabra (1985), elaborado para sistemas pré internet, essa palavra é apresentada em forma de constelação, com vogais fixas e consoantes móveis, orbitando na tela. Outras obras do artista pertencentes ao acervo do museu são o livro de artista Escracho (1983) e os poemas visuais CRy$& (1980) e Overgoze (1981), parte do Movimento de Arte Pornô que conjugava a inteligência de linguagem da poesia visual aos conteúdos da pornografia. 

  • Capa do livro Escracho (1983), de Eduardo Kac
  • Reabracadabra (1985), de Eduardo Kac

Serviço
Collection 1970 – Present
A partir de 21/10
Museum of Modern Art (MoMA)
11 West 53 Street – Nova York
moma.org

Tags: , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.