Eduardo Neves e Jennifer Watling: Uma arqueologia dos trópicos

Como parte da Residência Editorial, pesquisadores do MAE (USP) falam sobre a Amazônia como construção antropogênica

Da redação

Publicado em: 05/08/2021

Categoria: Destaque, Entrevista, Residência Editorial, seLecTV

Após a apresentação do projeto Amazônia: Uma Residência Editorial, realizada em pela seLecT em parceria com a Pro Helvetia, a primeira atividade realizada entre os artistas participantes e a equipe foi uma entrevista com os arqueólogo Eduardo Neves (São Paulo, 1966) e Jennifer Watling. Os pesquisadores, ligados ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, desenvolvem a hipótese, baseada em uma investigação interdisciplinar que envolve arqueologia, antropologia e história, de que a floresta amazônica é o resultado de interações entre a natureza e as populações locais. Além de desmistificar a noção da floresta como puro acontecimento natural, demonstrando como a diversidade é o modo de operar central das populações indígenas nesse manejo da seleção e cultivo das plantas, Neves e Watling defendem a ideia da Amazônia como bem biocultural. Fundamental para a manutenção climática e ecológica do planeta como um todo, a floresta é também depósito de conhecimentos e práticas indígenas que apontam outras formas de relações entre humanos e não humanos.

Entrevista

A entrevista foi conduzida por Leandro Muniz e Paula Alzugaray, com participação dos artistas residentes Denilson Baniwa, Vanessa Lorenzo e Guerreiro do Divino Amor e da equipe formada por Nina Lins e Claudio Savaget. Tradução e interpretação por Laura Valente. Agradecemos também a Sandra Pandeló pela gentileza em nos colocar em contato com os arqueólogos, de fundamental importância no desenvolvimento das pesquisas e reflexões sobre o território amazônico.

Eduardo Neves e Jennifer Watling falam da Amazônia como patrimônio biocultural

Eduardo Neves e Jennifer Watling falam da diferença entre domesticação e o conceito de familiarização

Eduardo Neves fala do conceito de alteridade vegetal

Eduardo Neves e Jennifer Watling falam da participação de indígenas nas pesquisas arqueológicas

Eduardo Neves e Jennifer Watling falam sobre a “arqueologia dos trópicos”

 

Eduardo Neves e Jennifer Watling falam sobre a possibilidade de novas pandemias

 

 

 

Tags: , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.