icon-plus
Postado em 28/09/2011 - 8:01
Efeito Bilbao?

Polêmica acalorada ronda projeto de shopping center da arquiteta Zara Hadid

Select01-Efeito Bilbao 3

Em um único ponto fãs e detratores de Zaha Hadid concordam: cada novo projeto da iraquiana é sempre a grande controvérsia nos debates sobre arquitetura. Previsto para ser inaugurado em 2014, o Jesolo Magica – Retail Centre, um complexo de lojas assinado por Hadid que está sendo construído na região do Vêneto, na Itália, é o alvo do momento. Campanha publicitária da Nike, parque de skate pomposo e espaçonave para filme de ficção são alguns dos comentários menos maldosos sobre o projeto na revista on-line Dezeen.

Os volumes foram desenhados como as pétalas de uma flor, abrindo-se ao redor de um espaço central onde os eixos de circulação se encontram em uma piazza coberta. Muitos apostam que o efeito Bilbao vai transformar mais uma cidade irrelevante em ponto turístico. Mas muitos dos comentários do blog, que somam 109 (91 atacando o projeto), criticam o que chamam de uma arquitetura projetada para o ponto de vista dos pássaros, não das pessoas.“Estes projetos de Hadid estão desovando ao redor do planeta como uma espécie de infestação biológica; um dia vamos descobrir que estão todos sendo gerados por algum algoritmo genético altamente evoluído”, escreve um mais catastrófico. Alguém resume: “Nós precisamos da Zaha, ela sempre incita um debate”.