icon-plus
Da série Cromossons (Álbum composto por 30 desenhos), 1994
Postado em 28/03/2016 - 5:47
Em SP, Galeria Pilar recebe exposição de Montez Magno
Com curadoria de Lisette Lagnado, mostra reúne cerca de 40 obras feitas ao longo de sessenta anos

Artista pernambucano nascido em 1934, Montez Magno exibe na Galeria Pilar uma rigorosa seleção de mais de quarenta peças produzidas de 1957 (data de sua primeira individual no Instituto de Arquitetos do Brasil, Recife) até os dias atuais. Com curadoria da crítica de arte Lisette Lagnado, que já havia destacado o pensamento espacial de Montez Magno no Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013), principalmente estudos e maquetes para cidades imaginadas, Poemata é a segunda mostra individual do artista na galeria paulistana.

Desta vez, a mostra retoma e aprofunda as inflexões poéticas do artista, aspecto menos conhecido do público, a fim de evidenciar um diálogo entre escritura e pintura, “cartas celestes” e poemas. A exposição procura estabelecer relações não hierarquizadas entre dois regimes de criação, desenhando suaves transições com obras de diversas naturezas (por exemplo, uma pintura e uma partitura, um desenho e um poema), assim como são suaves as linhas que aparecem no espaço branco do suporte (papel, tela ou isopor).

Com linhas ora verticais, ora horizontais, remetendo às pautas de um caderno, as obras escolhidas evidenciam um fio condutor no vocabulário do artista, independente do suporte escolhido. Cabe observar a profunda coerência desses trabalhos, unidos por uma afinidade formal embora com intenções diversas. Em visita ao amplo estúdio onde o artista reside no bairro Casa Forte em Recife, abarrotado de livros e objetos, Lagnado encontrou uma série inédita, datada de 1994, que homenageia a pintora Agnes Martin (1912 – 2004).

Serviço
Galeria Pilar
Rua Barão de Tatuí, 389, Vila Buarque, São Paulo
De 30 de março a 21 de maio
De terça a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11 as 17h
Tel: 11 36617119