Em toda parte Esmeraldo

O artista octogenário Sérvulo Esmeraldo apresenta recortes de sua carreira em Minas Gerais e Fortaleza

Ana Abril

Publicado em: 15/09/2016

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Escultura de Sérvulo Esmeraldo em exposição na URCA, em Crato (Foto: Gentil Barreira)

Aos 87 anos, Sérvulo Esmeraldo mantém seu compromisso de espalhar arte por todos os cantos do Brasil. Prova disso é a localização de suas duas exposições em cartaz, uma em Belo Horizonte (MG), e outra em Crato (CE), sua cidade natal. Esmeraldo não se preocupa em realizar mostras nas grandes metrópoles culturais, mas em levar sua arte para os rincões do País, onde as artes muitas vezes não alcançam. Sua missão pessoal teve início cedo, em 1956, quando fundou o Museu de Gravura em Crato.

Escultor, gravador, ilustrador e pintor, Esmeraldo é um artista de múltiplos talentos. Atualmente, suas duas exposições em cartaz têm curadoria de Dodora Guimarães Esmeraldo, companheira do artista há 36 anos e também pesquisadora de artes visuais. “Onde os artistas levam as obras, levam também sua alma. Não podem restringir isso ao espaço geográfico”, explica Dodora a seLecT fazendo referência às exposições estarem fora do eixo artístico tradicional Rio de Janeiro-São Paulo.

A Galeria Murilo alberga individual do artista cearense (Foto)

A Galeria Murilo Castro, em BH, alberga individual do artista cearense (Foto: Nathália Mariana)

 

Esculturas e Relevos
A exposição, que acontece na Galeria Murilo Castro, em BH, até 15/11, tem como foco os volumes sólidos criados pelo artista nos anos 80 e os volumes visuais da década dos 2000. Entende-se por volumes visuais esculturas de parede sem massa, bidimensionais, com ilusão ótica de 3D.

No total, as 36 obras estão divididas em esculturas e relevos e abarcam parte da produção dos anos 80, 90 e 2000, com um recorte das obras mais representativas do artista.

A Linha, A Luz, O Crato
Já a mostra que acontece na cidade natal de Esmeraldo, Crato, está em cartaz até 8/10 e comemora antecipadamente os 88 anos de vida do artista, que faz aniversário em fevereiro. Nesse recorte, incluem-se além de esculturas e relevos, gravuras e uns desenhos inéditos da série Suíte Araripe, feitos especialmente para a exposição. As instalações da Universidade Regional do Cariri (URCA) acolhem os 58 trabalhos do cearense.

O artista Sérvulo Esmeraldo desehando (Foto: Gentil Barreira)

O artista Sérvulo Esmeraldo desehando (Foto: Gentil Barreira)

 

Serviço
Sérvulo Esmeraldo – Esculturas e Relevos
Galeria Murilo Castro
Rua Benvinda de Carvalho, 60 – Santo Antônio – Belo Horizonte (MG)
Até 15/10
Tel.: (31) 3287 0110

Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato
URCA – Universidade Regional do Cariri
Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta – Crato (CE)
Até 8/10
Tel.: (88) 3102 1200

Tags: , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.