icon-plus
Postado em 15/06/2015 - 5:23
Emoções eletrônicas
da Redação

Começa amanhã, dia 16 de junho, a 16ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), que traz uma programação que inclui exposições, apresentações multimídia e workshops

Monomito_body

Legenda: Monomito, dos brasileiros Paloma Oliveira e Mateus Knelsen (foto: Divulgação)

A partir de amanhã, dia 16 de junho, o SESI-SP inaugura a 16ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, conhecido mais pela sigla FILE. Como o termo “festival” já diz, trata-se de um evento de arte e tecnologia que procura apresentar um recorte do que os organizadores Paula Perissinotto e Ricardo Barreto consideram de mais relevante na produção atual da chamada arte e tecnologia. Apesar disso, a dupla concebe um subtítulo temático que sutilmente norteia os trabalhos. O desse ano é “The new e-motion”, o qual nos faz lembrar de outro evento de arte e tecnologia de São Paulo, a extinta exposição Emoção Art.ficial. Na abertura (que é hoje, dia 15) será exibido o filme Shirley – Visions of Reality, do cineasta austríaco Gustav Deutsch (leia a resenha de Luciana Pareja Norbiato aqui).

Ao todo, o festival agregou mais de 330 trabalhos, que ocupam a área expositiva da Galeria de Arte do SESI-SP e outros espaços abertos, como a Galeria de Arte Digital SESI-SP. Além do núcleo duro, o evento conta com dezenas de atividades paralelas, como apresentações multimídia e workshops (animação, música e videomapping), exposição de games, entre outras. Vale prestar atenção para um desses eventos paralelos, o FILE LED Show, que mostra projeções na fachada do edifício-sede SESI-SP/Fiesp, na avenida Paulista, de 16 de junho a 19 de julho.

O destaque vai para Monomito, dos brasileiros Paloma Oliveira e Mateus Knelsen, uma apresentação multimídia em que um performer caminha pelo espaço público vestindo um aparato que reconhece padrões visuais de rostos humanos, os captura e os projeta em sua máscara (parece uma homenagem às Videocriaturas de Otávio Donasci). A performance acontece hoje, dia 15, das 19h30 às 20h; e de quarta-feira (17) a sábado (20), das 20h às 20h30.

Serviço:

FILE SP 2015 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Data: de 16 de junho a 16 de agosto de 2015
Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (avenida Paulista, 1.313)