Encontros no SESC debatem participação feminina nas artes

A participação feminina nas artes no Brasil, desde o início do século 20 até os dias atuais, é o tema de encontros que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza no mês de junho

Publicado em: 01/06/2016

Categoria: Agenda, Cursos

James Gill - Grace Kelly in Sun (Imagem: Divulgação)

A participação feminina nas artes no Brasil, desde seu início no entresséculo (XIX-XX) até os dias atuais é o tema de encontros que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza no mês de junho. O primeiro, intitulado Mulheres em cena: arte, gênero e produção cultural no Brasil, 1900-1950 acontece no período de 7 a 28 de junho e aborda as trajetórias e produções de mulheres artistas atuantes no Brasil no entresséculo (XIX-XX), de sorte a contextualizar suas obras e analisar os papéis transgressores que tiveram em suas épocas.

As sociedades modernas se organizaram, ao longo do século XIX, a partir de dicotomias estruturais que contrapunham o espaço público, tido como masculino, ao espaço doméstico, considerado essencialmente feminino. Assim, o mundo das profissões foi visto como uma prerrogativa masculina, o que também aconteceu com as atividades ligadas à produção artística e cultural, que transcendiam o espaço privado, ao qual as mulheres deveriam estar limitadas.

Justamente no século em que se construiu a imagem do artista a partir de mitos como o gênio ou o flâneur, as mulheres foram consideradas seres sem capacidades criativas, participando de tais mundos mais como objetos de representação, ou de devoção, do que como sujeitos de criação. No entanto, contrariando as expectativas sociais, a partir de finais do XIX, é possível se observar uma série de mulheres criadoras que desafiaram as convenções de sua época, e lograram obter reconhecimentos como pintoras, escritoras, arquitetas, musicistas, escultoras, atrizes.

O curso pretende abordar trajetórias e produções de mulheres artistas atuantes no Brasil, de sorte a contextualizar suas obras e analisar os papéis transgressores que tiveram em suas épocas.

Serviço
Centro de Pesquisa e Formação SESC
Rua Dr Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo
De 7 a 28 de junho
Terças-feiras, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h
Informações e inscrição: página do curso

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.