Enquanto isso, em Porto Alegre…

Mariel Zasso

Publicado em: 07/11/2011

Categoria: Da Hora, intervenções e projetos

Semana Cultural Uruguaia e Feira do Livro são destaques na programação cultural de Porto Alegre

Candombr

“Cuerda”de candombe Kiamba, no Uruguai. Foto: Cigumo/FlickR

Diversos eventos paralelos enriquecem agenda cultural de Porto Alegre neste início de novembro. Na sua 57ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais tradicionais atrações da programação da cidade. A festa dos livros que começou no último dia 28, vai até o dia 15 de novembro, tem uma oferta de atividades bastante diversificada.

Diariamente, há lançamentos e sessões de autógrafos, rodas de contação de histórias, apresentações artísticas, oficinas de escrita e ilustração, com destaque para uma programação e espaço especialmente voltados ao público infanto-juvenil.

Paralelamente, inicia hoje, dentro do programa de integração com o Mercosul, desenvolvido pelo Governo do Estado, a Semana da Cultura Uruguaia. O evento é uma promoção do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, que desenvolveu um programa de integração cultural itinerante para celebrar os 200 anos da independência do Uruguai. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, a Caravana da Cultura da Fronteira vem percorrendo o estado, apresentando atrações musicais, com tango e candombe, cinema, palestras e exposição de artes plásticas ligadas à temática.

Em Porto Alegre, o MACRS, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Centro Cultural Afrosul Odomodê estão entre os espaços que promoverão a cultura uruguaia. No MACRS, a exposição Borde Sur abre na quarta-feira, às 19h, enquanto a Casa de Cultura Mario Quintana exibe, a partir de amanhã, três filmes uruguaios que foram sucesso na I Mostra de Cinema Contemporâneo do Uruguai, em setembro: Mundialito, de Sebastian Bednarik; Mal Día para Pescar, de Alvaro Brechner; e Jamás Leí a Onetti, de Pablo Dotta.

Literalmente aquecendo os tambores, hoje, às 19h, no Centro Cultural Afrosul Odomodê, acontece o encontro das culturas vizinhas de herança africana: o grupo de candombe do maestro Daniel Tatita Márquez encontra-se com o anfitrião grupo da casa, que promove durante o ano todo programação musical valorizando a cultura afro-brasileira e gaúcha. O Centro Cultural fica na Av. Ipiranga 3850.

Vale lembrar que a 8ª Bienal do Mercosul também continua aquecendo a cidade, até o dia 15 de novembro. 

Saiba mais:

Feira do Livro de Porto Alegre

Casa de Cultura Mario Quintana

Instituto Cultural AfroSul/Odomodê

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.