Entrevista Dado Castello Branco

Marion Strecker

Publicado em: 31/10/2013

Categoria: Especial Mercado de Arte, Mercado de Arte

“Arte é também decoração, sim”, confessa Dado Castello Branco

Dado_castello_branco

Dado Castello Branco (arquiteto e decorador), foto Bob Wolfenson

Entrevista parte da série especial Mercado de arte

Você é um arquiteto de imóveis residenciais e corporativos de alto padrão. Qual o papel do arquiteto no mercado de arte? Indica obras para seus clientes comprarem?

Acho que o papel do arquiteto é procurar indicar artistas que façam parte do portfólio de galerias que tenham critério e curadoria já conhecida no mercado de arte. Isto não significa indicar só trabalhos de artistas consagrados e portanto com valores elevados, mas também jovens artistas com carreiras promissoras, avalizadas por críticos e marchands com credibilidade no mercado.

Arte é decoração de interiores?

Arte é também decoração, sim, mas em primeiro lugar é cultura, é história, é o que traz personalidade a um ambiente.

Que critérios usa para suas indicações? Cor? Suporte? Dimensão? Linguagem?

Meus critérios são um conjunto de coisas, basicamente dimensão, cor, qualidade e uma coisa que vamos adquirindo com o tempo, que é conseguir misturar obras de diferentes artistas em um mesmo ambiente, de forma que façam sentido, de forma equilibrada.

Com relação a obras de arte, você é remunerado pelo comprador ou pelo vendedor da obra? Ou por ambos?

Meus honorários contemplam o acompanhamento na compra de toda a decoração, inclusive das obras de arte.

Próxima entrevista: Lisette Lagnado

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.