Ernesto Neto em NY

Mariel Zasso

Publicado em: 17/04/2012

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Inaugurou no último sábado, na Galeria Tanya Bonakdar, a exposição Slow iis goood

Neto

Legenda: Ernesto Neto, Bicho imerso na paisagem, 2012 (Foto: divulgação)

Até 25 de maio, a Tanya Bonakdar Gallery exibe Slow iis goood, de Ernesto Neto. A mostra reúne uma coleção de peças feitas com tecidos e tramas como crochê com linhas sintéticas, como fios de polipropileno e poliéster, que se transformam em redes e objetos suspensos pelas duas galerias que ocupam. Coloridas e intrigantes, ainda que não novidades, suas “naves” e “bichos” – instalações que formam túneis, barreiras, passagens – convidam os visitantes a adentrá-las, vivenciando também uma experiência tátil com a obra. 

Tendo explorado, desde os anos 80, o uso de materiais elásticos, flexíveis e com efeitos sinuosos  – como meias de poliamida e outros tecidos sintéticos – Neto passou mais recentemente a fazer uso do crochê como trama, traduzindo essa forma de artesanato tradicionalmente sutil e quase intimista em estruturas de grande escala. Como característica recorrente em sua obra, as instalações permitem uma nova experiência de espaço nas galerias onde são apresentadas, posto que são uma obra onde é possível literalmente entrar – e assim fazer parte dela.

Entre as exposições recentes do artista estão a retrospectiva La lengua de Ernesto, que exibiu trabalhos representativos de sua obra desde 1987 até 2011, no Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey, no México; Ernesto Neto: o Bicho suspenso na Paisagem, em Buenos Aires, (2011); The Edges of the World, na Hayward Gallery, em Londres, 2010, além de individuais na Noruega e no MAM em São Paulo, também em 2010.

A exposição Slow iis goood fica em cartaz até 25 de maio.

Saiba mais: 

Tanya Banakdar Gallery

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.