Escolhidos

Red Bull Station anuncia lista com artistas selecionados para participar da 12ª residência artística do espaço

Publicado em: 19/04/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

A artista Janaína Wagner trabalha em seu ateliê na 11ª Residência (Foto: Lost Art / Red Bull Content Pool)

Entre 1.093 inscritos, seis foram escolhidos por um júri para integrar a 12ª Residência Artística do Red Bull Station, em São Paulo. Carol Cordeiro, de Minas Gerais, Giuliano Obici e Raphael Escobar, de São Paulo, Janaina Miranda, do Distrito Federal,  e os estrangeiros Anton Steenbok, da Alemanha, e Luca Forcucci, da Suíça, serão os novos ocupantes dos ateliês do espaço no centro da capital paulista.

O grupo estará imerso no programa artístico entre 11 de maio e 1º de julho de 2016, em uma espécie de laboratório no qual o objetivo é “adquirir experiências e potencializar criações”. O júri desta edição é formado pelo curador Fernando Velázquez, que assina a direção artística do Red Bull Station, o artista Divino Sobral e Marta Mestre, que foi anunciada recentemente como uma das curadoras do Inhotim.

Além do programa de residência em si, o cronograma dos participantes também prevê visitas aos estúdios, palestras, workshops, exposições e outras atividades.

Confira abaixo a nota do júri na íntegra sobre a seleção.

Nota do júri

No processo de seleção para a 12ª Residencia Artística do Red Bull Station, o júri levou em consideração a amplitude das pesquisas apresentadas pelos artistas com base nos portifólios e na possibilidade de expansão das mesmas durante o período de residência.

Pontuou-se a inquietação poética, comprometida com os problemas do mundo contemporâneo, a capacidade de dialogar com a paisagem geográfica, política e social da residência e, na medida do possível, a diversidade geográfica brasileira.

Procurou-se também evitar qualquer tipo de hierarquização relativamente às mídias seleccionadas, valorizando a capacidade de realizar cruzamentos entre diferentes áreas disciplinares, especulando sobre a potencialidade para experimentação com diferentes materiais, tecnologias e procedimentos.

Por último, com o objetivo de compor um grupo heterogêneo e com potencialidade para realizar trocas, atentou-se para a seleção de artistas em diferentes estágios do percurso.

Tags: ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.