icon-plus
Postado em 12/05/2012 - 7:58
Espanhóis voltam às praças
Mariel Zasso

Um ano depois, “los indignados” tomam outra vez as ruas na Espanha no aniversário do 15-M

Sin_miedo

Legenda: 40 mil “indignados” ocupam Madrid para comemorar aniversário do 15-M (Fotos: Público.es
)

Em Madrid já é domingo, e a convocação do movimento 15-M mostrou que ainda tem força. Estima-se que 40 mil pessoas estejam reunidas em torno da Puerta del Sol, epicentro da capital espanhola, para onde se dirigiram durante o sábado em marchas organizadas via redes sociais, provenientes dos quatro cantos da metrópole.

Cartel-marchas-color-600px

Legenda: Marchas saíram de quatro pontos da cidade em direção à Puerta del Sol. (Imagem: Toma la Plaza)

Os manifestantes estão desafiando pacificamente o limite de horário imposto pelo governo, que permite aglomerações do tipo somente até às 22h. Até o momento, a polícia não interveio, apesar dos cerca de 2000 policiais a postos. O objetivo da proibição era evitar as acampadas.

Outras cidades, como Valencia, Sevilla e Bilbao, também sediam manifestações menores, e em Barcelona 35 mil estão reunidos agora. Parece que as provocações como “Ou a cidadania se empodera ou já sabemos o que nos espera”, “Sentado em frente à TV você não vai mudar nada”, aliadas ao descontentamento geral provocado pela crise econômica, surtiram efeito. Embora o clima seja de festa, o aniversário da manifestação que há um ano surpreendeu o mundo e desencadeou ondas de revolta em todo globo é um recado claro: o povo espanhol segue indignado.

Saiba mais:

Toma La Plaza – cobertura ao vivo – Madri e Barcelona

Acampada Sol no Facebook