A especialização da feira

Semana de Arte, nova feira internacional paulistana, nasce seletiva, conferindo enfoque ao conteúdo e mais poder ao curador

Paula Alzugaray
Thiago Gomide, Ricardo Sardenberg, Luisa Strina e Emilio Kalil (Foto: Denise Andrade)

Em um mercado global saturado de grandes feiras internacionais de arte, surge a Semana de Arte. Um ciclo de debates e uma programação cultural nas áreas de música, teatro, cinema, dança e arquitetura embalam o projeto da mais nova feira de arte paulistana, capitaneada pelos galeristas Luisa Strina e Thiago Gomide, o curador Ricardo Sardenberg e o empresário cultural Emilio Kalil, a ser realizada em agosto no Hotel Unique, em São Paulo.

“A opção pelo formato pequeno é conceitual e reflete um momento de especialização do mercado”, diz Ricardo Sardenberg, que assina a curadoria das 35 galerias nacionais e internacionais selecionadas para o evento. Os projetos expositivos de cada estande são discutidos individualmente com o curador geral. “São 35 exposições acontecendo ao mesmo tempo em um só espaço. Essas curadorias não seriam possíveis em um evento em grande escala”, completa Sardenberg. “Talvez o enfoque mais importante deste formato que estamos propondo, com no máximo 80 artistas, é dar ao visitante a oportunidade de aprender com o que vê”, diz Luisa Strina. “Ninguém absorve o conteúdo de feiras com 300 artistas”, diz Thiago Gomide.

Participam da primeira edição galerias do mercado primário e secundário, pioneiras e novíssimas, antiquários e um livreiro. Com especialidade em livros antigos, a Folio apresentará uma curadoria de livros surrealistas. Nos próximos anos, o elenco de galerias selecionadas pode mudar.

Com ingressos vendidos a R$ 80, a feira é voltada para especialistas. Mas os projetos culturais agregados tendem a ampliar a atenção do evento para uma classe de visitantes não habituais da arte contemporânea. Afinal, fala-se aqui não de simplesmente uma feira – insiste o quarteto de organizadores, mas de uma Semana. Aqui entra Emilio Kalil, escalado para montar o programa cultural que este ano inclui um show de Maria Bethânia; a reedição da peça Trate-me Leão, de Hamilton Vaz Pereira; um preview do documentário Maria – Não Esqueça que Eu Venho do Trópicos, sobre Maria Martins (1894-1973), dirigido por Francisco Martins e Eliza Gomes; um circuito arquitetônico por São Paulo; e um espetáculo de dança comissionado a Helena Katz, abordando a história da influencia das artes visuais sobre a dança.

Completa o arco de conteúdos da Semana de Arte um ciclo de debates com ênfase no pensamento do Sul. “As conversas giram em torno do ano de 1989, que marcou a mudança da interpretação da história do modernismo”, diz Sardenberg. “A reinterpretação dos modernismos que ocorreram ao Sul do Equador foi a marca de eventos como a 1ª Bienal de Havana e a exposição Magiciens de la Terre, no Centre Pompidou”.

Para a ênfase no Sul ficar completa, falta a confirmação de galerias de países das Américas do Sul e Central. Embora o foco anunciado do projeto seja a América Latina, entre as cinco estrangeiras convidadas estão galerias da Europa e Nova York, que segundo o corpo de diretores não costumam frequentar o circuito brasileiro com assiduidade.

Serviço
Semana de Arte
Hotel Unique
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – São Paulo
De 14/8 até 20/8

 

Confira a lista de galerias confirmadas abaixo.

Nacionais

Almeida & Dale Galeria de Arte (SP)
Arte 57 (SP)
Pinakotheke (RJ)
Galeria A Gentil Carioca (RJ)
Galeria Bergamin & Gomide (SP)
Galeria Casa Triângulo (SP)
Celma Albuquerque (MG)
Galeria Estação (SP)
Folio (SP)
Galeria Itamar Musse (BA)
Galeria Jaqueline Martins (SP)
Galeria Leme (SP)
Galeria Luisa Strina (SP)
Lurixs (RJ)
Galeria Marilia Razuk (SP)
Galeria Mendes Wood (SP)
Galeria Millan (SP)
Galeria Nara Roesler (SP)
Galeria Vermelho (SP)
Luciana Brito Galeria (SP)
Paulo Kuczynski Escritório de Arte (SP)
Rafael Moraes (SP)
Resplendor Antiguidades (SP)
Ronnie Mesquita (RJ)
Simões de Assis (PR)
Superfície (SP)
Galeria Sé (SP)

 

Estrangeiras

Alexander and Bonin (Nova York)
Galeria Elba Benitez (Madri)
Galleria Continua (San Gimignano)
Luhring Augustine Gallery (Nova York)
Sprovieri Gallery (Londres)

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.