Estudantes brasileiros ganham competição internacional de design

Mariel Zasso

Publicado em: 17/06/2013

Categoria: Da Hora, design

A Equipe Levar, formada por estudantes da USP, levou o primeiro prêmio em concurso de ideias para aviação Airbus Fly Your Ideas 2013

Flyyour

Legenda: Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis são alunos de Design na FAU/USP, e Henrique Corazza estuda design na Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Airbus premiaram hoje (17), em Paris, a equipe formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis, alunos de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, além de Henrique Corazza, que estuda no Reino Unido, e do orientador Prof. Dr. Robinson Salat.

Os brasileiros foram os grandes vencedores do prêmio Airbus Fly Your Ideas 2013, para o qual desenvolveram um projeto de sistema de carregamento e descarregamento de bagagens para compartimentos de aviões que reduz o esforço de trabalho dos funcionários encarregados nos aeroportos em até 30%. Eles concorreram com equipes da Austrália, Índia, Itália e Malásia, mas desbancaram todos os 6000 mil estudantes de 82 países, e levaram o grande prêmio de 30 mil euros.

O projeto da equipe brasileira Levar reduz a manipulação das bagagens com o uso de uma solução de colchão de ar, que foi inspirada nas mesas de “air games”.

“O sistema funciona como se fosse um grande colchão de ar rodando como uma esteira. As bolsas de ar podem ser infladas alternadamente, o que faz as que malas obedeçam as inclinações da superfície. Podem ir para a frente ou para o fundo do porão”, Marcos Philipson, de 21 anos, 4º ano de design da USP.

O segundo colocado, que levou um prêmio de 15 mil euros, foi a Equipe CLiMA, do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, por sua proposta para desenvolver uma aeronave movida por uma mistura de biometano liquefeito produzido de forma sustentável e gás natural liquefeito (Bio-GNL).

O Fly Your Ideas da Airbus é uma competição mundial bienal que desafia estudantes do mundo inteiro a desenvolver ideias para uma indústria da aviação mais sustentável. Esta terceira edição contou com mais de 600 equipes do mundo inteiro, que enviaram uma proposta respondendo a um dos seis desafios definidos pela Airbus para a aviação no século 21. Mais de 60 avaliadores da Airbus examinaram as propostas quanto à qualidade, benefícios ambientais e nível de inovação demonstrado pela equipe.

Saiba mais:

Fly You Ideas

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.