Experienciar paisagens urbanas

Adelina Galeria recebe as exposições Luz Inscrita, Imagem Incerta, de Andrei Thomaz, e Falso Histórico, de Beatriz Lecuona e Óscar Hernández

Da redação
Céu, de Andrei Thomaz (Fotos: Divulgação)

Luz Inscrita, Imagem Incerta mostra imagens modificadas por softwares, enquanto Falso Histórico é o resultado da investigação da relação entre imagem, tridimensionalidade, espaço e cultura. Ambas exposições compartilham, além do valor da imagem, espaço e data de abertura: a Adelina Galeria, em 6/6 (terça-feira).

República, de

República, de Andrei Thomaz

 

Com curadoria da artista, professora da FAU-USP e conselheira editorial da seLecT Giselle Beiguelman, Luz Inscrita, Imagem Incerta é a primeira individual de Andrei Thomaz, com imagens criadas por ele próprio. Em primeiro lugar, o artista gaúcho fotografa paisagens urbanas, escolhendo a luz e o enquadramento. Em tempo real, as imagens são modificadas por softwares, desenvolvidos pelo próprio Thomaz, momento no qual se perde qualquer pronóstico do que poderá acontecer com a imagem. Segundo Beiguelman, “não se trata de uma edição ou de um efeito, mas de uma leitura algorítmica das cores”.

  • Os artistas Beatriz Lecuona e Óscar Hernández durante o processo de trabalho de Falso Histórico

Sob o olhar extrínseco dos espanhóis Beatriz Lecuona e Óscar Hernández, os aspectos urbanos da cidade de São Paulo ganham reflexão. Os limites físicos e simbólicos entre o espaço público e o privado, o higienismo e sua relação com o desaparecimento e a morte chamaram especialmente atenção dos artistas durante o mês de trabalho na capital paulistana. “São Paulo, assim como qualquer grande cidade latino-americana, passou por um voraz processo modernizador que foi capaz de conjugar os traumas advindos do fim da escravidão africana no Brasil e o desejo de ter uma experiência urbanística eficiente e moderna segundo padrões europeus. Não é à toa que a cidade possui, assim como outras capitais do Brasil, um bairro chamado Higienópolis”, explica Raphael Fonseca, curador de Falso Histórico.

Serviço
Luz Inscrita, Imagem Incerta | Falso Histórico
Adelina Galeria
Rua Cardoso de Almeida, 1285 – São Paulo
De 6/6 até 22/7
www.adelinagaleria.com.br

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.