Experimentação e diversidade no Prêmio Brasil de Fotografia

Trabalhos que abordam e discutem questões de gênero, raça e direitos humanos de minorias são destaque

Paula Alzugaray

Publicado em: 17/06/2016

Categoria: A Revista, Destaque

Tags: , ,

Fotografia de Luiz Baltar

A diversidade que não se viu no ministério formado pelo governo interino de Michel Temer deu o tom na seleção da nova edição do Prêmio Brasil de Fotografia, que este ano será instalado no novíssimo Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo. Trabalhos que abordam e discutem questões de gênero, raça e direitos humanos de minorias foram especialmente observados pela comissão de seleção comandada pelo curador Cildo Oliveira na análise dos 1,7 mil projetos inscritos.

Entre os seis projetos premiados e as seis menções honrosas concedidas este ano, foram contemplados dois trabalhos que contribuem para a discussão. Leticia Ranzani, que levou o Prêmio Revelação, reinventa o autorretrato num projeto realizado com mulheres entre 18 e 60 anos. O trabalho consiste na coleta de descrições de perfis em sites de relacionamento, que levantam questões sobre o papel social da mulher. Menção honrosa, Diego Lajst realizou um projeto colaborativo com imigrantes africanos em Paris, em busca de legalização de sua condição de refugiados.

As investigações sobre formatos e conceitos da fotografia contemporânea também se destacam nos trabalhos de Dirceu Maués (Prêmio Bolsa Desenvolvimento de Projeto), Marlos Bakker (Ensaio Multimeios) e Luiz Baltar, Prêmio Ensaio Impresso, que expõe panorâmicas capturadas pela câmera do celular no percurso de ônibus feito de casa (Bonsucesso, zona norte do Rio) para o trabalho (Botafogo, zona sul). “O Prêmio deve incentivar uma linha de trabalho em pesquisa de linguagem”, diz Cildo Oliveira à seLecT.

Evandro Teixeira levou a categoria hors-concours Fotografia Especial, pelo conjunto da obra. O grande fotojornalista terá uma mostra individual com um recorte de 30 fotos que foram expostas recentemente em retrospectiva no Museu de Arte do Rio.

Serviço
Prêmio Brasil de Fotografia 2015
Espaço Cultural Porto Seguro
Al. Barão de Piracicaba, 610 – São Paulo
De 15 de junho a 14 de agosto
De terça-feira a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.