icon-plus
Postado em 31/12/2013 - 1:00
Expo 1: meio ambiente na mira da arte
Luciana Pareja Norbiato

MAM Rio sedia recorte de exposição ocorrida no MoMA PS1. Temas: catástrofes ecológicas e crises econômicas

Expo1

Legenda: Vista da instalação Hopeless Lands (2008), de Liu Wei, em cartaz na Expo 1: Rio (foto: Divulgação)

De que forma a arte de nossos dias reflete os desafios ambientais no século 21? O supercurador Hans Ulrich Obrist e o curador-chefe do MoMA e diretor do MoMA PS1, Klaus Biesenbach, partiram dessa premissa para conceber a Expo1. A mostra ocupou o PS1 – afiliado experimental do Museum of Modern Art – e outros pontos de Nova York entre maio e setembro de 2013 com uma profusão de obras de nomes exponenciais da produção atual.

Entre eles Chris Burden, Mircea Cantor, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Taiyo Kimura, Katharina Sieverding, Mikhael Subotzky e Liu Wei, com trabalhos que traduziam o tema dark optimism suscitado pelo clima de catástrofe ecológica e crise econômica do início deste século. A partir de 17/12, eles poderão ser vistos no recorte made in Brazil da mostra, que o MAM Rio sedia.

O curador Luiz Camillo Osorio é o responsável pelo staff nacional que será incluído na nova edição, com artistas como Cao Guimarães, Claudia Andujar, Jarbas Lopes, Rivane Neuenschwander e Thiago Rocha Pitta. Trazendo uma seleção de obras nas mais variadas técnicas, a exposição vai ocupar não só o Espaço Monumental do museu, mas também a área externa. Nada melhor que a paisagem do Aterro do Flamengo como palco para se colocar em cena uma perspectiva curatorial “que reconhece a falência dos ideais utópicos do Modernismo, mas mantém a esperança de que a inovação humana trará consigo o desejo por um amanhã melhor”, nas palavras de Biesenbach.

Serviço:

Quando: de 17/12 a 6/3/14

Onde: MAM Rio, Av. Infante D. Henrique, 85, RJ

*Originalmente publicado na edição impressa #15