Fazendo música com joysticks

O artista Henrique Roscoe lança álbum audiovisual gerado exclusivamente com um videogame

Ana Abril

Publicado em: 28/11/2016

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Capa do álbum Ponto um Videogame sem Vencedor, de Henrique Roscoe (Fotos: Divulgação)

Belo Horizonte acolhe o lançamento de um álbum muito especial. Não é música funk, sertanejo nem MPB. Poderia ser enquadrado dentro da música eletrônica, pois nasce a partir de um sintetizador, mas o sintetizador em questão não é o típico teclado ou guitarra elétrica, ao contrário: é um console videogame batizado de PONTO. Repleto de novidades, o álbum também inclui imagens que, da mesma forma que os sons, foram geradas em tempo real. Ao final, as cinco faixas concebidas exclusivamente pelo inovador instrumento musical foram editadas para criar este álbum audiovisual.

O inventor de PONTO e do álbum é Henrique Roscoe, artista audiovisual e criador de instrumentos. Ele começou sua trajetória realizando performances artísticas com o PONTO. O instrumento é controlado por dois joysticks vintages e possui funcionamento autônomo, uma vez que não precisa de computador. Por trás da música do álbum e das performances, existe crítica e intenção: faz referência ao comportamento humano em relação às novas mídias e tecnologias com o intuito de estimular os participantes das performances a ajudarem na criação das músicas, por meio de partidas de videogame com o artista.

Como é de se esperar, o suporte e a capa do álbum não seguem o formato tradicional. Um pen-card substitui o CD abrigando as músicas, vídeos e imagens. Já a capa é artesanal, feita em circuito impresso e também inclui 10 prints em papel fotográfico de frames do vídeo.

  • Videogame e joysticks do PONTO
  • Capa do álbum PONTO, de Henrique Roscoe

A procura pela adaptação tecnológica e a fuga da obsolescência tecnológica deram lugar ao nascimento de Ponto, um Videogame sem Vencedor, como é batizado o álbum. Não perca o lançamento do álbum, cuja versão física estará a venda por R$ 70. Além disso, o artista realiza performance com a participação do público. Bom som!

Serviço
Lançamento de Ponto, um Videogame sem Vencedor – Henrique Roscoe
Benfeitoria
Rua Sapucaí, 153 – Belo Horizonte (MG)
30/11
Quarta-feira, às 19h
Facebook 

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.