Festival Arte Serrinha acontece em Bragança Paulista

Festival acontece de 9 a 31/7 em Bragança Paulista (SP), com shows, oficinas, vivências, exposições, cinema e teatro

Publicado em: 11/07/2016

Categoria: Agenda

(Foto: Reprodução)

O Festival Arte Serrinha chega a sua 15ª edição entre os dias 9 e 31/7. Idealizado pelo artista Fabio Delduque, seu irmão, o jornalista e fotógrafo Marcelo Delduque, e o empresário e chef de cozinha Carlão de Oliveira, criador da cachaça Busca Vida, o evento nasceu com a proposta de estabelecer um momento de celebração artística e imersão na natureza, reunindo oficinas, vivências, exposições, shows, teatro e cinema no bairro da Serrinha, zona rural de Bragança Paulista – município localizado a 90 km de São Paulo, no pé da Serra da Mantiqueira e às margens da represa Jaguari-Jacareí, a principal do Sistema Cantareira.

Neste ano, o tema do festival é Uma só Tribo, uma resposta às muitas polarizações que tomaram conta da sociedade brasileira nos últimos tempos. “O Brasil é o país da pluralidade, com diferenças de crenças, costumes, raças e posições políticas. Contudo, somos todos filhos da mãe terra, somos todos Uma só Tribo”, diz Fabio Delduque, curador e diretor artístico do evento.

O artista Bené Fonteles construirá uma oca com índios da tribo Yawalapiti, do Alto Xingu, para a realização da oficina Oca dos Sentidos. Ali, durante uma semana (11 a 16/7), os participantes irão dormir em redes e se alimentar com as mãos, vivenciando todos os sentidos que o corpo assimila e os que o transcende. A oca, casa do ser ancestral e primordial, será um espaço para reconhecer a origem humana e divina, da terra e do céu, e também lugar para intercâmbios entre as pessoas e a natureza da Fazenda Serrinha.

Na mesma semana, Carlos Fajardo e Dudi Maia Rosa comandam a Residência em Artes Plásticas, que dá ao aluno a oportunidade de desenvolver projetos individuais ou coletivos em artes visuais por toda a área da fazenda, se apropriando dos seus espaços e interagindo com seu entorno. Já Caio Reisewitz dá a oficina de fotografia e colagem Antes de ver aquilo que já foi visto, que pretende trabalhar o uso da fotografia como linguagem, desde o registro até a construção de uma representação.

Também estão programadas oficinas como a de teatro com Guti Fraga, ator, diretor e criador do grupo carioca Nós do Morro, do Vidigal; expressão corporal com Renata Melo, bailarina, coreógrafa, atriz e criadora do Grupo de Dança Marzipan; de vídeo com Lucas Bambozzi, artista e pesquisador em novos meios; e de música brasileira do século XX com Suzana Salles e Paulo Padilha, músicos que formam duo ZumDois, que investiga a canção popular do país.

Serviço
Festival de Arte Serrinha
Fazenda Serrinha
Estrada Municipal José Vaccari, s/n, Bragança Paulista
Até 30/7
Tel.: (11) 9 7168 0998
Mais informações: festival de arte Serrinha

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.