Fiat lux

Guilherme Kujawski

Publicado em: 11/10/2013

Categoria: Da Hora, design

Uma refração do tema da luz: terapia, mapeamento, design, etc…

Mansion

Legenda: Luminária Boule, desenhada por Fernando Bernucci (imagem: Divulgação)

Uma mais que curiosa hashtag está bombando no Twitter: #FutureOfLight. Trata-se do que aparenta ser um suposto interesse geral por novas tecnologias de iluminação, técnicas de luminância, design de luminárias, etc. O tema engloba o uso da luz em terapias, o mapeamento em tempo real de mensagens de segurança em ambientes urbanos, economia de energia (iluminação com LEDs), controle remoto de luz ambiente (Philips Hue), e muitos outros assuntos.

Dentro do contexto do design, vale citar alguns prêmios do IDEA/Brasil, uma espécie de IDEA Awards que tem como objetivo valorizar o design brasileiro. O designer Fernando Bernucci, da Art Maison, foi agraciado com o maior prêmio pela luminária Boule, e se consolida como referência em lighting design. E, last but not least, o diretor criativo da Lumini, Fernando Prado, ganhou a prata, na categoria “Sala de Estar e Quartos”, com a luminária Fool, inspirada no boneco João Bobo.

Resta agora esperar um revival do uso da luz como mídia no campo da arte contemporânea. Faça-se a luz!

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.