Figurões da internet

Mariel Zasso

Publicado em: 17/05/2012

Categoria: cultura livre, Selects

No dia mundial da Internet, conheça as figurinhas que não poderiam faltar no álbum dessa história tão recente quanto impactante

Berners-lee

Legenda: Tim Berners-Lee (Foto: Sylvio Tanaka)

Tim Berners-Lee: criador do www (1989-90)

Ele é reconhecido como o “pai da internet”, por ter fundado a World Wide Web, literalmente a “grande teia mundial”, há três décadas. O que chamamos de Web” ou “www” nada mais é do que uma gigantesca rede de documentos “hiperlinkados”, isto é, com referências cruzadas uns aos outros elevadas ao infinito! O intento original do sistema foi tornar mais fácil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os colegas.

Vannevar_bush_portrait

Legenda: Vannevar Bush (Foto: OEM/Wikimedia)

Vannevar Bush: o precursor do hipertexto (1945)

Para imaginar “a grande teia”, a humanidade precisou imaginar antes o conceito de “hiper-ligação” em “hipertextos”, ou seja, a possibilidade de criar textos que extrapolassem o espaço daquela página com informação referente disponibilizada em outras páginas. Quase como um índice remissivo, mas melhor, muito melhor.

O memex, você leu na seLecT #3 (Máquinas de leitura), foi apenas um dos dispositivos de acesso integrado e universal ao conhecimento projetados por mentes brilhantes muito antes da internet. Idealizado pelo inventor estadunidense Vannevar Bush, o memex seria um “index da memória”.

Vint_cerf

Legenda: Vint Cerf (Foto: Frank Baron)

Vint Cerf: criador do IP (1980)

Seu colega Robert Kahn desenvolvera o protocolo de comunicação entre computadores chamado TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controlo de Transmissão) e então Vinton Cerf iniciou o desenvolvimento do protocolo IP (Internet Protocol) para transmissão de informações pela Internet. Os protocolos começaram a ser testados em 1974, mas a primeira versão funcional, TCP #4 e IP #4, veio ao mundo somente 6 anos depois.

Mocka

Legenda: Paul Mockapetris (Foto: Karl Baron)

Paul Mockapetris: inventor do DNS (1983)

Para os computadores, ainda hoje, páginas de internet são identificadas por números. Experimente colar este 200.177.175.55 na barra de endereços do seu navegador. Para livrar o cérebro humano do trabalho de decorar páginas por sua catalogação númerica, este moço e seu colega Jon Postel inventaram a arquitetura DNS (Domain Name System), que associa nomes à paginas e envia esses nomes a um “servidor de DNS”, que os traduz nos números do catálogo e assim pode buscar o endereço solicitado.

Marc_andreessen

Legenda: Marc Andressen (Foto: Brian Solis)

Marc Andressen:  criador do primeiro navegador de internet gráfico (1993)

Durante um estágio no Centro Nacional para Aplicativos de Supercomputação, ele adaptou um antigo navegador de internet chamado ViolaWWW, criado para funcionar apenas com as antigas e caras estações de trabalho em Unix. Andreessen trabalhou em conjunto com Eric Bina para criar um navegador mais amigável e que funcionasse em computadores pessoais. O código resultante tornou-se o primeiro navegador de internet com interface gráfica, originalmente chamado do Mosaic, e que depois tornou-se o popular Netscape.

Jerry_yang

Legenda: Jerry Yang (Foto: Mitchel Aidelbaum)

Jerry Yang – criador do Yahoo (1994)

Um portal de Internet, um diretório web, um provedor de emails (o popular Yahoo! Mail), o Yahoo foi o primeiro grande negócio da internet. A designação “Yahoo” foi criada em 1994, por David Filo e Yang, inspirados no povo Yahoo, rude e imperfeito, d’As viagens de Gulliver. 

Orkut

Legenda: Orkut Büyükkökten (Foto: Undergoogle)

Orkut Büyükkökten: criador do Orkut (2004)

Um engenheiro de software, nascido na Turquia, desenvolveu a rede social Orkut como um projeto independente enquanto estudava na Universidade de Stanford, e continuou-a mais tarde, enquanto trabalhava no Google. Talvez isso não tenha impactado o mundo todo, mas versão brasileira (e indiana!) deste álbum de figurinhas, ele certamente merece destaque.

Larry_e_sergey

Legenda: Larry Page (esquerda) e Sergey Brin (Foto: divulgação)

Larry Page e Sergey Brin: fundadores do Google (1998)

Desde sua fundação, a companhia cresceu a ponto de ter hoje mais de 30 mil empregados espalhados pelo mundo. A empresa Google hoje detém vários subprodutos (YouTube, Gmail, GTalk, Blogger, Google+ e o sistema operacional Android), além do site de buscas mais acessado e popular do mundo. 

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.