icon-plus
Postado em 16/07/2012 - 12:57
FILE chega a sua 13º edição
Mariel Zasso

Música e arte eletrônica, em instalações, animações, games e aplicativos, são as estrelas do maior festival do gênero no país

Legenda: What a Loving, and Beautiful World é uma das instalações presentes na Exposição, obra de Sisyu+teamLab, do Japão.

De 17 de julho a 19 de agosto, o SESI-SP realiza a 13ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior encontro do país sobre arte digital. A programação, com entrada gratuita, vai ocupar quatro espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista, além do MIS e da Estação Trianon-Masp.

Instalações interativas, games, animações, maquinemas e música eletrônica estarão reunidas em clusters temáticos – FILE Instalações Interativas, FILE Games, FILE Maquinema, FILE Anima+, FILE Tablet, FILE Media Art, FILE Hipersônica e FILE Symposium e Workshop – trazendo mais uma vez a estética das novas linguagens eletrônicas e digitais ao centro do debate.

Legenda: Túnel da dupla brasileira Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti é um dos destaques do FILE

O Festival tem papel fundamental posicionando o Brasil na agenda internacional da arte eletrônica, e este ano abre seu leque. Além dos tradicionais espaços expositivos interativos, apresenta seu incentivo à discussão sobre a cultura dos bits e bytes e a troca de conhecimento em dois eventos paralelos: Symposium e Wokshops.

Incentivando a troca de conhecimento

O Symposium e os Workshops ampliam a discussão sobre a cultura-digital eletrônica em suas relações internacionais criando um ponto de encontro entre artistas e demais interessados. Um espaço dedicado à reflexão e produção de conteúdos na área de artes e mídias digitais, propõe discussões e oficinas que acontecem paralelamente à exposição, caracterizando a articulação do FILE na troca de conhecimento.

Nas mesas-redondas e encontros do FILE Symposiun, artistas que expõe no evento e outros convidados irão falar sobre seus processos criativos e novas tendências do setor, como a interface da literatura nos tablets e a produção de arte e cultura digital latinoamericana.

Nos Workshops, criadores e criativos se reunirão para compartilhar conhecimentos. Será possível aprender a desenvolver sintetizadores com componentes reciclados, dar os primeiros passos no uso do Processing, linguagem de programação de hardware muito usada em artes eletrônicas, e até mesmo mergulhar na experiência da performance musical corporal.

A agenda de debates e workshops começa amanhã e vai até sexta-feira, dia 20, mas a ideia dos organizadores é que esses encontros se repitam ao longo do ano. Assim como toda a programação do evento, os encontros do Symposium são gratuitos, mas exigem inscrição prévia.

A grande musa

A música sempre foi campo privilegiado de experimentação eletrônica. As propostas Hipersônica e Performances trazem ao Brasil um evento internacional com as principais tendências na área. Produções inovadoras, que exploram o uso das sonoridades eletrônicas e fazem uso das ferramentas digitais contemporâneas, serão apresentadas por importantes nomes da cena internacional da música experimental eletrônica.

O chileno Uwe Schmidt, considerado o pai do electrolatino e do reggaeton ácido, é um dos artistas que estarão presentes, e terão a oportunidade de trocar experiências com artistas brasileiros que também ganham destaque ao participarem do FILE.

Um festival de festivais

Festival de jogos independentes, festival de animação, uma seleção especial de aplicativos para tablets, uma exposição de arte produzida com suportes eletrônicos – FILE Mídia Arte, o coração e a gênese do evento –  além das instalações, completam a programação, e fazem do FILE não só o maior, mas o mais abrangente cluster de arte e cultura digital do país.

Confira a programação completa.

SERVIÇO

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)
Informações: (11) 3146-7405/ 7406
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Workshops
Datas: de 17 a 20 de julho de 2012

Exposição (Galeria de Arte do SESI-SP)
Datas: de 17 de julho a 19 de agosto

FILE Anima+ e FILE Games (Espaço FIESP)
Datas: de 17 a 29 de julho de 2012

FILE Hipersônica (Teatro do SESI-SP)
Datas e horário: de 17 a 20 de julho, às 20h

FILE Symposium e mesas-redondas (Espaço Mezanino)
Datas e horários: de 17 a 20 de julho, das 15h às 19h30