icon-plus
Postado em 14/03/2012 - 9:07
Fim de uma era
Nina Gazire

Enciclopédia Britânica abandona o meio impresso após 244 anos de publicações

Enciclopedia-britanica

A Enciclopédia Britânica, a mais antiga em língua inglesa ainda publicada, não será mais impressa. A editora responsável pela enciclopédia tem sede nos EUA e anunciou a migração para a internet hoje, após 244 anos de publicação em papel.

No site da Enciclopédia Britânica, o presidente da companhia, Jorge Cauz, afirmou que o modelo escolhido “não tem nada a ver com a Wikipedia ou o Google” e  sim com o “fato de que agora Britânica vende seus produtos digitais para um grande número de pessoas”, escreveu Cauz, que dirige a empresa com sede em Chicago (EUA).

Embora o salto do papel para a web pareça inevitável, o desaparecimento da obra impressa provavelmente resultará em tristeza entre os seus seguidores, acostumados a mergulhar em suas páginas em busca de sabedoria e rigor.

A Enciclopédia Britânica começou a ser publicada em Edimburgo (Escócia) em 1786, e após passar pela mão de vários editores ingleses, em 1902 mudou-se para os Estados Unidos, onde editores americanos reduziram os tamanhos dos artigos e introduziram a venda a domicílio. Desde 1996, a empresa é propriedade do milionário suíço, Jacqui Safra.